Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

RADIO SERENIDADE

    Brasil

Pets. Um amor vira-lata

Quem cria garante: o vira-lata é dócil, tranquilo e fiel. Também há quem diga que eles reúnem o melhor de cada raça. E se o bichinho for adotado, aí o amor é em dobro mesmo

Publicada em 15/10/15 as 07:44h por Jornal O POVO - 341 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: DIEGO CAMELO )

A procura pelos animais vira-latas é crescente. As pessoas estão com uma consciência mais afetiva, priorizando a escolha do animal e não da raça. Assim avalia Mariana Baraldi, integrante da União Protetora dos Animais Carentes (Upac). Ela diz que a ONG conta com mais de 450 animais, entre cães e gatos, com a média de 30 adoções por mês.


De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Fortaleza, a Cidade possui 240 mil cães domiciliados, dos quais 24 mil correspondem aos abandonados, que são na maioria vira-latas. O CCZ não possui o número referente aos gatos, mas estima-se que seja bem maior que o de cachorros.


O histórico dos bichinhos vira-latas geralmente é de maus tratos e abandono. Mariana diz que o perfil de quem os procuram são pessoas que já criaram animais de raça antes e buscam uma nova forma de amor e apego.


"Quando você adota, tem uma relação diferente, é mais especial", conta a estudante Ingrid Uchoa, que já teve muitos animais de raça durante a sua infância e adolescência. Mas a escolha partia dos pais. Hoje casada, deu preferência aos vira-latas e cria a cadela Tapioca e o gato Cajuína.


A dentista Cynthia Farias já criou cachorros de raça e hoje tem um vira-lata. A escolha foi por causa da filha pequena Lis Kayatt, de seis anos. Cynthia avalia que os vira-latas são mais dóceis.

CAMILA DE ALMEIDA
A estudante Ingrid Uchoa com o gato Cajuína e a cadela Tapioca: achou na rua, tratou e cria com todo amor

"A gente já criou poodle, mas era uma fera. Ele incomodava e às vezes avançava. Já a Estrela [cadela vira-lata] tem uma boa relação com a gente", conta Cynthia.


Para Ingrid, o comércio de animais não deveria existir. "Muita gente gosta de ostentar com carro, roupa, e com os cachorros não ia ser diferente", diz.


Mariana descreve os vira-latas como mais resistentes à doenças, tranquilos, espertos, inteligentes e fiéis. "É como se eles pegassem o melhor de cada raça. Quem cria, sabe do que estou falando", diz.


Quem certifica a descrição é Luana Viana, uma das organizadoras do grupo Vira Latas Ceará. Ela acredita que o comportamento dos vira-latas é bem diferente dos animais de raça. "É como se eles tivessem agradecendo pelo que você fez. São mais dóceis, amáveis, emotivos e companheiros", explica.


Luana cria os cães vira-latas Volp - encontrado na frente do seu prédio -, e Bela - encontrada dentro de uma caixa na Lagoa da Parangaba. Desde então, se sensibilizou e já chegou a resgatar cinco animais abandonados na rua, dos quais tratou e os disponibilizou para adoção. Apenas um não resistiu e faleceu durante o tratamento, que lhe custavam na faixa de R$ 1 mil, sendo uma parte arcado por arrecadações.

 

Cuidados

Como geralmente os vira-latas já tiveram as ruas como morada, o cuidado deve ser redobrado. Na manutenção o custo é baixo, eles são mais resistentes. Mas assim que resgatados, devem ser levados ao veterinário para uma checagem geral.

 

Camila Campos, veterinária do Centro de Controle de Zoonoses, informa que todos animais de rua devem ser vacinados contra raiva e fazer exame de calazar.

 

Serviço

ONDE ADOTAR:

Abrigo São Lázaro

Telefone: (85) 9 8626.4775

E-mail: modsaolazaro@gmail.com

Site: abrigosaolazaro.com.br

Facebook: saolazaro

União Protetora dos Animais Carentes (Upac)

E-mail: contato@upac.org.br

Site: www.upac.org.br

Instagram: @upacfortaleza

Facebook: ongupac

 

Associação Protetora dos Animais para Tratamento e Adoção (Apata-CE)

E-mail: apatace@hotmail.com

Blog: apatace.blogspot.com.br






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1409189 | Usuários Online: 10

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!