Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

TOCA TUDO

    Brasil

Campanha de estímulo à leitura para as crianças chega aos consultórios médicos

Publicada em 16/10/15 as 08:08h por Razões para acreditar - 404 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Reprodução )

Foi lançada nessa terça-feira (13/10), durante o 37º Congresso Brasileiro de Pediatria, a campanha "Receite um Livro", uma ação inédita entre a Fundação Itaú Social, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal que convida os pediatras a orientarem as famílias a ler um livro em voz alta diariamente para os pequenos, principalmente na primeira infância - período que vai da gestação aos seis anos.

"O avanço da ciência na comprovação dos benefícios da literatura na infância faz com que mais profissionais se empenhem em valorizar a atividade, orientando as famílias para a tão conhecida 'leitura antes de dormir', que contribui, efetivamente, para um melhor desenvolvimento das potencialidades intelectuais e cognitivas das crianças, além de ser um momento de carinho e intimidade", diz Cláudia Sintoni, coordenadora da área de Mobilização Social da Fundação Itaú Social.

Com abrangência nacional, a campanha durará um ano e vai impactar aproximadamente 22 mil médicos pediatras. Através de publicações específicas e newsletters bimestrais, os profissionais atuarão como encorajadores do hábito de ler em faília, seguindo uma recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria e da American Academy of Pediatrics.

"Estudos demonstram que existe um gap de 30 milhões de palavras aprendidas entre crianças de até três anos que vivem em situação de vulnerabilidade. Uma maneira cientificamente comprovada de estimular a aquisição de vocabulário nesse período de vida é ler paraa criança, o que contribuirá para que ela chegue à pré-escola mais bem preparada, com mais chances de sucesso nos demais anos de estudo e, consequentemente, com mais oportunidades na vida adulta. Portanto, a campanha, além de estimular a leitura, contribuipara aumentar a paridade de oportunidades entre crianças das diferentes classes sociais", explica Eduardo Queiroz, diretor-presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

As orientações que serão dadas as famílias estão na publivação "Receite um Livro: fortalecendo o desenvolvimento e o vínculo". O livro e os outros materiais da campanha estão disponíveis no site da SBP e da fundações Itaú Social e Maria Cecília Souto Vidigal. Além disso, os médicos filiados e adimplentes com a instituição médica receberão um kit especial com material da campanha "Receite um livro" e com livros da campanha "Leia para uma Criança", promovida pela Fundação Itaú Social.






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1407484 | Usuários Online: 9

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!