Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

ENCONTRO COM DEUS

    Brasil

A Barca, sons, sonhos e encontros entre os casarões do Aracati.

Publicada em 21/10/16 as 07:38h por WEB RÁDIO DO BEM - 576 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Gesnatam Braga)
Que a Terra dos Bons Ventos é um lugar encantado todos sabem, ou seja, quase todos, alguns ainda estão na dimensão solo e não se permitiram a dimensão daqueles que voam alto e livres além da imaginação.

Que Aracati é Terra de Mistérios é só ler os livros do Antero Pereira, tem um novinho, chegando Sábado a noite no Museu Jaguaribano. 

Agora, é fundamental o Aracati encontrar-se com este espaço por demais agradável que fica no coração da Rua Grande, a Rua encantada dos Casarões belíssimos. 

Fica, exatamente em frente a Praça da Independência, pertinho do imponente prédio da Casa da Câmara.

É quase onírico passar naquelas mediações e ser tocado por um som, cujo, de princípio para um desavisado parece estar sonhando, pois não se vê nada tocando, apenas os ouvidos são bem tratados com aquela música suave, um pouquinho mais de atenção e se percebe uma Caixa de Som amplificada quase escondida por trás de uma varanda em um primeiro piso de um dos Casarões. É a BARCA... É o cartão de visita deste pedacinho de qualquer coisa que se parece com algo bom.

Vejam o que escreveu sobre A Barca para o Jornal O Povo, Pedro Henrique Chaves Antero:

Quem já esteve em Aracati e apreciou as belezas e a gente daquela cidade centenária, certamente tem vontade de retornar. O encanto da foz do rio Jaguaribe, o local do antigo porto e o velho centro da cidade emoldurado pelos antigos sobrados, tudo isso é uma memória, mas também uma fonte de constante inspiração para aqueles que curtem o espírito e enxergam um pouco além da materialidade do dia a dia.

A BARCA é um desses extraordinários pontos de Aracati que oferece clima para pensar não só a vida cotidiana mas o contexto que a envolve. Localizada em belo sobrado na antiga Rua Grande, a BARCA dá espaço às manifestações culturais, artísticas e filosóficas, além de proporcionar encontros agradáveis entre amigos e conterrâneos.


O idealizador é o professor Mauro Oliveira, do Instituto Federal do Ceará, escritor de artigos e de livros, além de textos de cunho científico. É doutor em informática pela Universidade de Paris, mas sabe apreciar mais do que ninguém a vida das pessoas e a poesia da natureza. A BARCA é rica em conteúdo, mas simples em sua forma. Sua singeleza logo aparece quando entendemos o significado das cinco letras do seu nome, resultado da inicial das seguintes palavras: Bodega de Artes do Raimundo da Chiquinha de Aracati.


Professor Mauro transita também em meio às questões sociais dos cearenses. Ao lado de Demócrito Dummar, foi o grande formulador, há alguns anos, do empreendimento comunitário Pirambu Digital. Em Aracati, criou cursos de informática na BARCA e administra com maestria os talentos que surgem no município. É um amante da natureza, da tecnologia e das pessoas. É um animador de grupos e um incentivador de sonhos e ideias. Suas ações vão contagiando pouco a pouco aqueles que têm a vocação para manter em alta o nível cultural da população aracatiense. Com ele todos aprendemos a sonhar e a trabalhar por um mundo mais feliz.

Que o Aracati possa desfrutar deste espaço e fazer dali um belo local de harmonia e convívio.






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1411247 | Usuários Online: 23

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!