Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

RADIO SERENIDADE

    Brasil

CRÔNICA - Certo e Errado

Publicada em 11/02/17 as 15:37h por LUCIANA TARGINO - 320 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Reprodução )

Desde pequenos aprendemos que na vida tem o que é certo e o que é errado, o que é preto e o que é branco.

Aprendemos que estudar é certo, faltar aula é errado, dizer a verdade é certo, mentir é errado, ser educado é certo, mas gritar, fazer bagunça e birra é errado…

Aí a gente vai crescendo e entra no mundo dos jovens e: beber é errado, manter-se sóbrio e dar bons exemplos pros irmãos mais novos é certo. Ficar com mais de um garoto no final de semana é terrível, fazer-se de difícil te faz a mulher mais virtuosa do mundo. Inventar pro pai que vai dormir na casa da amiga e sair pra uma festa imperdível é errado, ficar em casa lendo um bom livro aos 17 anos é que é certo…

Viramos adultos e o tribunal do certo e errado, atormentado pela culpa que a cultura, a sociedade e nós mesmos nos impomos; torna-se ainda mais rígido. Não nos permitimos errar no trabalho, na família, na vida. Passou num concurso público? Vai ter de ficar naquele inferno pro resto da vida, pois você seria um homem, ou mulher, morto de trocar "o certo", que você odeia, por uma carreira de escritor que está te chamando há anos.

Tornamo-nos ainda mais severos, mais cheios de regras e passamos a reprimir sentimentos, vontades, desejos, espontaneidade e tudo o mais que muitas vezes é considerado um lado negro seu.

Porém a verdade é que somos os dois lados da moeda. Somos o lado negro e o lado branco de uma mesma pessoa. Somos santas e putas, honestas e corruptas, educadas e estúpidas, meigas e cruéis. Nós somos profissionais e vagabundas, gostamos de praia e de serra, de balada e de aconchego, sentimos amor e ódio… Tudo isso nos representa em momentos diferentes da nossa vida.

O que é completamente errado é quando nos fazemos mal ou o causamos para alguém.

Dado isto, às vezes a mentira é necessária, ser um mal educado e gritar com uma pessoa pode ser a solução para acabar com a hipocrisia. Ser um bagunceiro na infância pode dar vida a um exímio artista super criativo na vida adulta. Ficar com mais de um garoto no final de semana, tomando os devidos cuidados, pode ser apenas uma tentativa de encontrar o amor certo, ou de viver a vida mesmo, beijar na boca, porque é bom demais.

A vida seria mais leve se pudéssemos ser menos julgadores e mais "vivedores" de nós mesmos e do próximo. Conjugar nossas emoções sem carregar tanto sentimento pesado nas costas. Permitir dar uns tropeços pra acertar depois e entender que a vida não se encerra em um trabalho, um filho, um projeto, uma doença, um casamento… A vida é um ciclo, a gente muda, o entorno muda e pode ser que o que era certo ano passado, deixou de ser neste e que agora é preciso adaptar-se.

Como bem disse Nietzsche, o contrário da inteligência não é a burrice, mas as convicções. Reveja as suas com frequência e liberte-se. Viva!






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1407596 | Usuários Online: 9

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!