Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

RADIO SERENIDADE

    Brasil

Sai a íntegra do comunicado do Papa pedindo notícia boa

Publicada em 29/05/17 as 08:15h por AFP - 309 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Reprodução )

Saiu a íntegra do comunicado do Papa Francisco, para o Dia das Comunicações Sociais, pedindo que a mídia e os jornalistas deem mais notícia boa.

No documento, lido esta semana em Portugal, Francisco convida profissionais da área a comunicar a esperança, rompendo a espiral do medo gerada por "notícias más" e diz:

"Num sistema comunicador onde vigora a lógica de que uma notícia boa não desperta a atenção, e, por conseguinte, não é uma notícia, onde o drama do sofrimento e o mistério do mal facilmente são elevados a espetáculo, podemos ser tentados a anestesiar a consciência ou cair no desespero".

O Papa desafiou os jornalistas do mundo todo a passar de uma lógica de "notícias más" para uma da "notícia boa", rejeitando o sensacionalismo e a exploração dos dramas humanos.

Comunicação construtiva

"Creio que há necessidade de romper o círculo vicioso da angústia e travar a espiral do medo, resultante do hábito de fixar a atenção nas 'notícias más' (guerras, terrorismo, escândalos e todo o tipo de falhanço nas vicissitudes humanas)", disse na mensagem para o 51.º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Francisco pede que todos se empenhem na promoção de uma "comunicação construtiva" que rejeite os preconceitos e promova uma "cultura do encontro".

O Papa propõe um "estilo comunicador aberto e criativo", que não se prontifique a dar "papel de protagonista ao mal", mas procure evidenciar as "possíveis soluções", para inspirar uma abordagem "responsável".

Ele pondera que "não se trata, naturalmente, de promover a desinformação onde seja ignorado o drama do sofrimento, nem de cair num otimismo ingênuo, que não se deixe tocar pelo escândalo do mal".

Vejam esta citação:

"Pessoas que se deixam conduzir pela notícia boa no meio do drama da história, tornando-se como que faróis na escuridão deste mundo…" são pessoas que "…iluminam a rota e abrem novas sendas de confiança e esperança".

A mensagem de Francisco, divulgada esta semana, foi publicada na festa litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, a 24 de janeiro.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é celebrado no domingo que antecede o Pentecostes, que este ano cai no dia 28 de maio.

Leia aqui a íntegra do pedido do Papa Francisco






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1398419 | Usuários Online: 5

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!