Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

A SAUDADE QUE FAZ BEM

    Brasil

Dia Mundial do Meio Ambiente: hora de repensar comportamentos e padrões

Publicada em 05/06/17 as 08:45h por Nossa causa - 294 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Reprodução )

Hoje, 05 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Será que comemorar é mesmo a palavra? Estamos nos sentindo autossuficientes e independentes da terra, mas o ritmo das transformações no planeta é assustador.

Algumas pequenas mudanças individuais são importantes, mas mais importante é analisar o comportamento mecânico e habitual de milhões de pessoas que nem sempre pensam o porque. Isso diz respeito a padrões e estilos de vida adotados e cada vez mais empurrados goela a baixo do mundo - sim, é importante que o mundo inteiro pense igual, consuma a mesma coisa e não reflita sobre isso e nem pense nos seus próprios costumes. Por que essas tendências sempre vem de cima pra baixo? Por que nos é empurrado dia e noite necessidades não verdadeiras? Onde vamos parar com isso tudo?

É preciso repensar os padrões de consumo

Comecemos com o seguinte: 300 milhões de toneladas de todos os alimentos produzidos no mundo são jogadas no lixo enquanto você lê esse texto. Este desperdício custa à economia mundial a quantia impressionante de um trilhão de dólares anualmente. Regiões industrializadas são responsáveis por quase metade desse total.

Pensando nisso, percebemos que é assustador, mas é apenas a ponta do iceberg. Isso porque nosso sistema global de alimentos é responsável por 80% do desmatamento e é a principal causa da perda de espécies e de biodiversidade. O sistema também é o responsável por mais de 70% do consumo de água doce.

A verdade é que o nosso consumo global já é 1,5 maior que a capacidade da Terrade aguentar. Se a população e as tendências de consumo continuarem a crescer, a humanidade precisará do equivalente a dois planetas Terra para sustentar-se em 2030.

Esse indicador pisca em nossas cabeças dizendo: não conseguiremos manter nosso padrão de consumo em meio a esse cenário. O que fazer então? A ideia é trazer para a prática o que os economistas chamam de produtividade: fazer mais com menos. Isso significa que precisaremos mudar nosso sistema atual de extração, produção, consumo e desperdício para imitar os processos naturais onde não existe "sobra".

2911-Sustentabilidade-Consumo

A boa notícia é que isso já está acontecendo em partes da economia, embora não tão rápido como necessário. Hoje, 65 países deram início a economia verde e estratégias relacionadas.

Quem falou isso tudo foi o Achim Steiner, subsecretário-geral da ONU e diretor executivo do Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA), em artigo sobre o que precisamos mudar no nosso padrão de consumo. Tudo parece grande, global, longe. Mas não é. Os hábitos que temos podem começar a ser alterados - quanto antes você faz isso, mas fácil é. Uma aliada nessa jornada pode ser a educação, tornando esses conceitos mais próximos das crianças e jovens.

Já temos lugares pensando nisso?

Felizmente, sim! Essa semana, por exemplo, Curitiba inaugurou uma sala de educação ambiental no Jardim Botânico. "Este espaço é moderno, interativo e tem como objetivo ampliar o atendimento ao visitante e reforçar as ações de educação ambiental, permitindo a reflexão sobre os problemas ambientais causados pela intervenção do ser humano e incentivar a prática de atitudes ambientalmente corretas", afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Lima.

Alunos na inauguração da sala de educação ambiental em Curitiba (Foto:Jaelson Lucas/SMCS)

Alunos na inauguração da sala de educação ambiental em Curitiba (Foto:Jaelson Lucas/SMCS)

Não jogar comida fora e reutilizar os objetos são algumas das lições trabalhadas com os alunos. A interatividade da sala proporciona um aprendizado prazeroso e faz com que as crianças compreendam o mundo ao redor.

E você, o que tem feito para transformar o mundo ao redor? Comece repensando seus hábitos, seu estilo de vida e o que nele pode ser alterado. Pequenas mudanças, aos poucos, geram verdadeiras revoluções. Acredite e transforme!






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1398552 | Usuários Online: 8

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!