Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

ALVORADA COM MARIA

    Brasil

PODEMOS FAZER UMA FESTA SEM DINHEIRO, MAS NÃO SEM AMIGOS

Publicada em 21/06/17 as 09:31h por SANDRA FRIETHA - 317 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Reprodução )

Os Amigos Existem?

Segundo o dicionário Aurélio: "Amigo é uma pessoa a quem está ligado por uma afeição recíproca".

De fato, há veracidade no dito, embora há na esquina uma singela linha, que os descrevem e qualificam, chegando em delicias ao toque açucarado de tão doce sobre o real valor de um amigo em nossas vidas...: "Amigo é coisa para se guardar. No lado esquerdo do peito. Debaixo de sete chaves. Dentro do coração, assim, falava a canção que Bituca de alcunha Milton Nascimento encantou.

Amigo é aquele que sai do padrão e te aceita como você é.

Para quem assistiu a angustia delirante do filme Her, se depara com um paradigma: Não sentir a falta da companhia (pele, respiração, carne, osso) do outro e em doses terapêuticas de placebo, se enredar a um mundo que fantasiosamente projetamos, que, no entanto, não somos capazes na real em administrar(...)

A menção ao filme vem de encontro a importância que esses seres tem em nossas vidas, pois são aqueles que nos livram de grandes furadas, ou tão somente nos acolhem sem perguntar nada, confortando-nos em seus braços numa levada de uma cantiga de ninar.

Amigo é feito divã. Aquele profissional academicamente não gabaritado, que mesmo a distancia, diante nosso estado em frangalhos, sempre nos dá uma direção.

Seja para falar de amor, do completo fim do tal, politica, banalidades afins, não importa; quem tem sabe - a ausência de um amigo faz falta.

É aquela pessoa que no auge da nossa loucura, nos faz recobrar a consciência. Trazendo á tona trechos de música, como Canteiros do Fagner...: "E eu ainda sou bem moço pra tanta tristeza E deixemos de coisa, cuidemos da vida, Pois se não chega a morte ou coisa parecida E nos arrasta moço sem ter visto a vida" (...) são eles, os amigos, que nos impulsionam, induzem a uma epifânia, próprio a cada um, a seguir a diante.

Leandro Karnal, fala um pouco sobre o que é um amigo e nos traz um teste infalível para detectarmos os tais:

"Amigos são poucos e escassos. Ao longo da vida e esta é uma lição que eu duramente aprendi; - nós temos uma centenas de conhecidos, mas temos poucos amigos.

Ao retornar às suas casas aos próximos dias, reúnam os amigos e digam sobre o sucesso de vocês. Não falem de fracasso. O fracasso provoca proximidade entre as pessoas. O fracasso, a dor, a doença, não é um sinal de amizade... Digam: Eu estou bem. Nunca ganhei tanto dinheiro. Estou amando e sendo amado. Estou fazendo um sucesso louco e que vai melhorar; e olhem para o rosto da pessoa. É um teste infalível. Só um amigo vai sorrir e se emocionar com o sucesso da pessoa."

Feliz é saber e não descuidar em podar os galhos da gratidão, pelo motivo único de termos a nossa volta pessoas que importam e se importam com a gente.

Um adjetivo que carrega um significado forte. Esse é daquele tipo de gente que definitivamente escolhemos para fazer parte de nossas vidas. Quem mais toleraria nossas manias por motivos que nem nós mesmos sabemos descrever.

Não costumam passar a mão em nossas cabeças. Um amigo é a personificação tal qual àquele alerta que vem do subconsciente.

Amigo é melhor que um amante, pois onde não há cama, o ego não inflama.

Perspicaz, humanos, que vezes... maçantes. Levam facinho o selo "magia". Quando somos ultrajados, por essas pessoinhas tão queridas, algo normal em qualquer relacionamento, pipoca na ponta de nossas línguas a seta que vezes revira dentro da boca numa ânsia feroz em vê-los se escafeder.

Em todo conto há uma vida. Num determinado momento, o convívio constante, as trocas de segredos, chegam ao fim. Na totalidade, os ditos amigos se enrolam, transformam-se e vemos grandes histórias naufragar. Nem sempre os temos a mão como desejamos. Ou por algum outro qualquer motivo, nos dispersamos. Vivências compartilhadas, que se perdem com um minucioso suspiro espontâneo, contudo, aborta-se. Fica o dito pelo não dito. Amizade também é fim para vários recomeços.

Passado um período de tempo, alguns permitem-se reviver e descrever em folhas brandas, outras crônicas sobre aquilo que ainda é vibrante. Juntos, Voltam a sorrir, pondo fim a todo exorcismo passado.

As conversas com os amigos são daquelas vislumbradas, fala-se de garotas, de caras. A brisa nesses momentos é sempre outra. Tal bicho, declara-se que mesmo em número pequeno ou em meio aquele perreio aglutinado de gente, somos os donos da noite. Cientes de quem faz a festa, é o que carrega a consciência ereta, sedento a atingir alvos inimagináveis, pra uns obstáculos; - o gozo pleno.

Na companhia de um amigo, celebramos a nós mesmo. Falamos trivialidades que se tornam, frases históricas, que numa desenfreada euforia, de imediato berra-se ao mundo. De fato, exagerada são as gargalhadas que ocupam o espaço.

Lembram daquela cena clássica do filme "As Vantagens de Ser Invisível? Em via pública, sobre a carroceria, tocando Heroes? O som e o espaço... um amigo tem o poder de nos fazer nos despir diante de todos, sob o pulsante tic tac caótico do dia a dia. Um brinde a amizade!

Descrever o significado ou o que é ter um amigo, para isso retóricas não faltam. Mas, na contração do titulo esta a sintaxe perfeita.

Podemos fazer uma festa sem dinheiro, mas não sem amigos. (autor desconhecido)

Ou seja, No esplendor da eloquência, quem teve a inspiração da frase titulo, sabia muito sobre o que dizia.

Vou ficando por aqui. O assunto é por demais extenso. Mas, finalizo com a música de João Bernardo, que certo é, fala daquele amorzinho que não é correspondido a altura. No entanto, a ambientação, o clima que envolve a música, é o que chama a atenção. Reparem só! É o tipo do encontro perfeito. Do tipo de reunião ao qual todos os amigos anseiam. Gargalhadas, conversas fiadas e a certeza de fazer parte de um dos mais loucos esquemas.

Quanto a pergunta acima, deixada no vácuo no início do texto...: Sim. Os amigos existem! É isso.

"queria me enjoar de você, aah mas não consigo..."

*dedicado a todos os amigos







ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1398244 | Usuários Online: 11

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!