Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

RADIO SERENIDADE

    Brasil

Sangue raro presente em apenas 11 famílias brasileiras salva bebê na Colômbia

Publicada em 14/07/17 as 09:43h por Jorge Braga - 355 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: reprodução / Facebook - Jorge Braga)
Ceará foi o primeiro estado brasileiro a fazer uma doação internacional do sangue Bombaim, raro em todo o mundo.
m bebê de Medellin, na Colômbia, foi salvo graças a uma transfusão realizada com o sangue de um doador cearense. O sangue doado é de um tipo raro chamado "hh" ou fenótipo Bombaim. A paciente é uma menina de um ano e dois meses que apresentava sangramento digestivo grave e precisava de transfusão urgente.
A bolsa de sangue de 350 mm foi enviada na segunda-feira (10), e a transfusão ocorreu em Medellin nesta quarta (12).
O sangue raro foi identificado em um jovem cearense de 23 anos. "O primeiro passo foi entrar em contato com o doador e convidá-lo a realizar a boa ação. Quando liguei e contei sobre o caso, ele mostrou-se sensível à atitude solidária e já no dia seguinte esteve no Hemoce doando sangue", diz Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores.
No Brasil, apenas 11 famílias possuem esse tipo de sangue, conforme a Secretaria da Saúde. De acordo com a hematologista Denise Brunetta, coordenadora do laboratório de Imuno-hematologia do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), o doador cearense faz parte de uma dessas famílias. "Todo o sangue doado no Hemoce passa por um processo de análise e testes que incluem tipagem ABO e RH e pesquisa anticorpos irregulares", explica.
Muito raro, na Índia a prevalência desse fenótipo é de um a cada 10 mil e na Europa, um a cada um milhão. O fenótipo Bombaim não tem o antígeno H nas células vermelhas do sangue. Pessoas com esse tipo de sangue só podem receber doação de outras que tenham o mesmo tipo sanguíneo. Também é conhecido como "falso O", o grupo sanguíneo de Bombaim não tem nenhum antígeno ABO, nem H.
Compatibilidade
Ser deficiente para a enzima H não causa doença, mas se uma transfusão sanguínea for necessária, pessoas com fenótipo Bombaim podem receber sangue apenas de outros doadores que também são deficientes para a enzima H.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1398217 | Usuários Online: 1

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!