Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

RADIO SERENIDADE

    Brasil

Brasil desenvolve tratamento mais eficaz contra o câncer

Publicada em 30/07/17 as 18:13h por Só Notícia Boa - 306 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Divulgação )

A Fiocruz, Fundação Oswaldo Cruz, criou uma metodologia inédita para ajudar no tratamento contra o câncer.

O Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS), responsável pela aceleração de processos de inovação na área, traçou o perfil molecular do tumor e do tecido saudável de cada indivíduo.

Isso vai melhorar a escolha de medicamentos relevantes para cada paciente, reduzir os efeitos colaterais e facilitar o tratamento personalizado da doença.

A iniciativa foi reconhecida pela Federação de Apoio à Pesquisa (Faperj), e ganhou o investimento inicial para que chegue à população.

Maior chance de cura

O projeto é inovador, e não há concorrente no mercado para esse tipo específico de diagnóstico, diz a instituição.

"A proposta da Fiocruz permite a indicação de uma terapia mais precisa, o que significa, em termos de benefícios diretos, mais chance de cura, menos efeitos colaterais e melhor sobrevida para os pacientes", diz Nicolas Carels, especialista em bioinformática da fundação.

Carels ressaltou que as terapias atuais são muito agressivas.

"Além disso, a economia representada pela escolha adequada do medicamento pode ser revertida para ampliar o acesso da população ao tratamento", acrescentou.

Resultado eficiente

O método foi desenvolvido para ser aplicado em pacientes com qualquer tipo de câncer e testado em linhagens celulares tumorais e não tumorais, com resultados de máxima eficiência para o câncer de mama.

Foi o que informou Tatiana Tilli, especialista do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde, que divide o desenvolvimento da metodologia em bioinformática.

"Indiretamente, representa uma economia financeira substancial para o gestor hospitalar em termos de despesas com efeitos colaterais, novas internações e ciclos longos de tratamento. Isso é parte da inovação em saúde que estamos propondo", disse Tatiana.

Segundo o coordenador-geral do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Fiocruz, Carlos Medicis Morel, o novo tratamento não beneficia apenas os pacientes com medicamentos mais específicos para cada caso, mas também os médicos, a equipe médica, os gestores e os laboratórios farmacêuticos.

Para Morel, a mudança de paradigma com o primeiro edital da Faperj para investimento em inovação e startups - as novas empresas que começam a atuar no mercado -  é motivo de comemoração.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que os casos de câncer no mundo poderão chegar a 27 milhões até o ano de 2030.

O câncer de mama, o mais comum em mulheres, representa cerca de 25% do total de casos da doença.

No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável por 70% do tratamento realizado para todos os tipos de câncer.

Com informações da Gazeta OnLine






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1407536 | Usuários Online: 3

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!