Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

ENCONTRO COM DEUS

    Brasil

Aluno cria máquina para pessoas em coma “falarem”: prêmio

Publicada em 08/09/17 as 16:32h por Só Notícia Boa - 324 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Luiz Fernando - Foto: reprodução / Youtube)

Um aluno brasileiro de 18 anos ganhou um prêmio internacional por criar uma máquina para ajudar pessoas em coma ou estado vegetativo a se comunicarem.

Luiz Fernando da Silva Borges foi um dos destaques na Intel International Science and Engineering Fair (Intel Insef) em julho nos EUA, uma das mais respeitadas feiras nas áreas de ciência e tecnologia.

A feira destaca trabalhos desenvolvidos por jovens antes de ingressarem no ensino superior e esta foi a terceira participação de Luiz Fernando.

O aluno - do Instituto de  Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - lembra que algumas pessoas em coma não são capazes de movimentar nem os olhos, mas estão conscientes.

Por isso ele decidiu criar o Hermes Braindeck, para ajudar essas pessoas a se comunicarem.

"Propus que criássemos um dispositivo portátil capaz de detectar se a pessoa consegue responder a comando apenas usando seus pensamentos", disse à Galileu.

O programa de computador consegue guiar os pensamentos da pessoa para que sejam convertidos em palavras, sem o uso da visão.

"Todo o treinamento do programa para reconhecer estes pensamentos é feito automaticamente, e até mesmo a voz dos familiares do paciente pode ser usada no programa", relata Borges.

O equipamento cabe numa maleta, e seus primeiros testes serão realizados na Santa Casa de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

As negociações também já começaram no renomado Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

"Questões éticas dignas de obras de ficção científica virão à tona. Pela primeira vez, pessoas acreditadas inconscientes serão capazes de se comunicar com o mundo exterior respondendo perguntas e soletrando palavras."

Inspiração

A inspiração de Luiz Fernando para criar o projeto foi a bisavó dele, que ficou um mês em coma antes de falecer.

"Minha tia disse que, durante as visitas no hospital, conseguia perceber que ela chorava quando ouvia sua voz".

Como Luiz Fernando sempre se interessou pela área médica e fez um curso técnico de informática, ele percebeu que muitas ferramentas da robótica poderiam ser empregadas para soluções de problemas da área.

"Em 2013 conheci o campo das interfaces cérebro-máquina, um conjunto de métodos de como podemos extrair sinais elétricos do cérebro, enviá-los para um programa de computador que os decodifica e os transforma em movimentos", conta.

O ídolo do estudante é o cientista brasileiro Miguel Nicolelis, que usou a tecnologia para fazer com que um paciente paralisado desse o primeiro chute da Copa do Mundo de 2014.

Nível de consciência

Luiz critica a ferramenta dos anos 1970 que mede o nível de consciência de pessoas que sofreram algum tipo de injúria cerebral.

Ele diz que a escala conta apenas com avaliações dos atributos motores dos pacientes, o que é um erro, uma vez que já é sabido que muitas pessoas em coma ou em estado vegetativo são capazes de ouvir e compreender instruções, mas não conseguem mover os músculos.

Além disso, Borges afirma que a forma com que as pesquisas brasileiras são avaliadas é retrógrada.

"O fato de eu ter feito grande parte da pesquisa com 17 e 18 anos é o primeiro problema para a academia brasileira, baseada em um sistema de castas que pontua cientistas pelo volume de suas publicações científicas, e não de sua qualidade. Isto explica o baixo impacto que certos setores da academia brasileira têm no cenário mundial de produtividade", opina.

Terceira vez

Essa foi a terceira vez que Borges participou da Intel Insef.

Em 2016, levou o Brasil à primeira vitória na categoria de engenharia biomédica e, como um dos prêmios, batizou um asteroide com seu nome, o 33503 Dasilvaborges.

Além do de Borges, mais 20 projetos brasileiros participaram da feira.

Saíram vencedores também dois projetos nas categorias de ciências das plantas (de Maria Eduarda de Almeida, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul) e engenharia ambiental (de Juliana Davoglio Estradioto, da mesma instituição).

Assista ao vídeo onde ele explica o projeto Hermes Braindeck:

http://www.sonoticiaboa.com.br/2017/09/08/aluno-cria-maquina-para-pessoas-em-coma-falarem-premio/






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1407361 | Usuários Online: 11

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!