Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

RADIO SERENIDADE

    Brasil

Lixo revertido em negócio: empresa mostra como tirar renda ao transformar lixo em resíduos reciclados

Publicada em 29/10/17 as 06:50h por Razões para Acreditar - 267 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Pixabay)

Você já pensou na quantidade de lixo que uma cidade como São Paulo gera diariamente? E quanto deste resíduo poderia ser reciclado? A partir destes questionamentos, o lixo que ninguém quer virou um negócio para a Arueira Ambiental, empresa de implantação de projetos de gestão de resíduos que atua neste nicho de negócios oferecendo soluções com apelo sustentável.

Desde 2002, a legislação municipal de São Paulo prevê que grandes condomínios corporativos, escolas, shoppings e demais estabelecimentos comerciais precisam contratar uma empresa de coleta específica para recolher o lixo gerado pelo local: esta regra vale para aqueles que produzem volume superior a 200 litros/dia ou os condomínios comerciais e mistos (empresariais e residenciais) que produzam mais de 1.000 litros/dia.

Ao investir em um projeto para transformar o resíduo orgânico em adubo e destinar corretamente o lixo reciclável, o que era despesa vira fonte de renda e de imagem positiva para o estabelecimento. Assim, ao implantar um projeto, o empresário melhora sua reputação ambiental e ainda economiza.

Com esta abordagem, desde 2015 os sócios André Mantovani e Rui Signori vêm conquistando uma parcela de empresários interessados em investir em consciência ambiental, transformando lixo em resíduos reciclados. Hoje, já são oito projetos somente em São Paulo. Um exemplo é o trabalho desenvolvido no complexo onde está instalado o Shopping Eldorado, na Zona Oeste de São Paulo, onde foi implantada a gestão de resíduos, fornecendo capacitação para os funcionários separarem o lixo orgânico do seco, destinando-os corretamente. Como resultado, 35% dos resíduos vai para a reciclagem. O número é alto, considerando que, em grandes metrópoles, este índice é de 3%.

Outros dois projetos implantados nos empreendimentos corporativos Pátio Victor Malzoni e Infinity Tower, ambos localizados no Itaim Bibi, abrigam o processo completo de reciclagem, incluindo a compostagem - transformação de resíduo orgânico em adubo - e a manutenção de uma horta subterrânea, cujos legumes e verduras são colhidos periodicamente pelos funcionários dos estabelecimentos. Outro importante cliente da Arueira Ambiental é a escola Dante Alighieri. Mais de 2 toneladas de resíduos são recicladas e o projeto ainda inclui uma horta, usada como projeto educativo integrado ao currículo.

Um dos diferenciais da Arueira é que os dois sócios se envolvem em todas as etapas do projeto, seja no acompanhamento da implantação da compostagem, nas orientações para cuidados corretos das hortas ou ministrando palestras e treinamentos para funcionários dos estabelecimentos.

A parceria entre André Mantovani e Rui Signori tem gerado excelentes resultados na área ambiental e para seus clientes, desde a redução do impacto ambiental, diminuição dos custos dos edifícios por meio da destinação correta de seus resíduos, até o aumento da qualidade de vida dos usuários e funcionários dos empreendimentos.






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1394797 | Usuários Online: 2

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!