Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

TOCA TUDO

    Brasil

INSTITUTO WALDEMAR FALCÃO realiza ação beneficente.

Família Salesiana de Aracati em DOAÇÃO

Publicada em 11/12/17 as 15:03h por Francisco Sena Garcia - 506 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Luis Reis)

No dia da Imaculada de 1841, São João Bosco conheceu na sacristia do templo São Francisco de Assis de Turim o seu primeiro aluno, um jovem órfão e analfabeto. Esse encontro constituiu o início da Pia Sociedade de São Francisco de Sales, centrada em uma profunda devoção à Virgem e uma pedagogia para tirar das ruas as crianças mais necessitadas, ensinando-lhes "sem golpes e com amor".

São João Bosco se preparava para celebrar a Missa da Imaculada em 1841, quando viu como o sacristão da igrejade São Francisco de Assis de Turim agredia um jovem porque não sabia ajudar na Missa. Dom Bosco se comoveu e atendeu o menino, que se chamava Bartolomé Garelli, tinha 16 anos, era órfão e analfabeto.

O sacerdote lhe perguntou se sabia assobiar e a partir disso surgiu uma amizade entre eles e o fundador dos Salesianos começou a pôr em prática uma nova pedagogia educativa: não com golpes, mas com amor. Juntos rezaram uma Ave Maria.

Este momento do dia 8 de dezembro de 1841 marca o início da Congregação Salesiana em que se sublinha a importância do sistema preventivo, ou seja, uma pedagogia do ensinamento, através da qual se pretende tirar os jovens mais necessitados das ruas e ensinar-lhes um ofício, um sistema que a congregação aplica há 175 anos.

Apesar da dificuldade do jovem para ser coroinha, São João Bosco o incentivou a voltar no domingo seguinte e assim aprender a ajudar melhor durante a Missa.ovem se sentiu cativado pela proximidade do futuro santo e voltou no domingo seguinte acompanhado de uma dezena de meninos como ele.

Foi o começo do Oratório Festivo Salesiano, um espaço de encontro e aprendizagem, e também do Sistema Preventivo que continua dando muitos bons resultados na educação.

Atualmente, a Congregação Salesiana tem escolas nos cinco continentes e é a segunda congregação religiosa mais numerosa da Igreja Católica, depois da Companhia de Jesus.

Damos um salto no tempo e chegamos a outro 08 de Dezembro, agora em 2017, no Instituto Waldemar Falcão, Casa Salesiana em Aracati, nesse dia, um outro momento carregado de significado foi vivenciado.

O Colégio das Irmãs Salesianas motivou seus alunos, desde os pequeninos da Educação Infantil aos jovens do Ensino Médio para partilharem alimentos com os menos favorecidos, e eles, de uma forma linda e cristã aderiram a campanha.

O coordenador pedagógica Judá ressaltou os apelos que o Papa Francisco tem feito para que aprendamos todos a servir aos menos favorecidos, aos pobres sofredores.

A diretora do Instituto Waldemar Falcão Irmã Maria José Cavalcante, FMA, ressaltou o empenho de todos em se doarem de tal forma que possamos aprender a fazer sempre o bem em todas as suas dimensões.

E eis que na manhã do dia consagrado a Imaculada Conceição, 176 anos depois do começo de tudo, estavam na Quadra de Esportes Maria Auxiliadora diversas representações de pessoas necessitadas, tanto da sede do município de Aracati quanto das comunidades mais carentes, como: SÃO CHICO, TORRES, CÓRREGO DO RETIRO, CÓRREGO DA UBARANAS, CÓRREGO DA PRISCILA, MEDEIROS, catadores de material reciclável que catam seu sustento do LIXÃO da cidade, moradores do Bairro Nossa Senhora de Lourdes, Pedregal e outras localidades. Ali 203 sacolas de alimentos estavam prontas para diminuir a fome de muitos necessitados, graças a solidariedade da Família Salesiana.

No dia anterior a comunidade do COQUEIRINHO já havia recebido 50 sacolas de alimentos, cujos, certamente ajudaram e muito aquela população.

Sinceros parabéns a toda Comunidade Educativa do Instituto Waldemar Falcão, que a Mãe que Auxilia e Dom Bosco, Pai e Mestre da Juventude possam continuar a fortalecer essa linda missão na Terra dos Bons Ventos.

Que nosso Mestre e Modelo Jesus Cristo seja sempre o sinal sagrado da CARIDADE aos que mais necessitam. 






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1412167 | Usuários Online: 3

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!