Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

RADIO SERENIDADE

    Brasil

Ex-alunos fazem campanha pra pagar dívida professor aposentado

Publicada em 20/12/17 as 19:15h por Só Notícia Boa - 319 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Arquivo Pessoal)

Ex-alunos de um professor aposentado estão unidos num só objetivo.

Hoje formados e com carreira consolidada, eles estão em campanha para pagar uma dívida de mais de R$ 100 mil do ex-mestre Maurício Barros, de 82, que mora no Rio de Janeiro.

Eles querem que Maurício tenha uma vida digna e sugerem nas redes sociais que as pessoas reflitam sobre o "quanto vale um professor".

Os ex-alunos pedem ajuda para pagar as dívidas acumuladas por Maurício Barros.

Na vaquinha on line chamada projeto de reconhecimento mestre Maurício Barros eles já conseguiram arrecadar mais de 27 mil reais.

História

Eles estudavam no cursinho tradicional pré-vestibular que Maurício tinha em Petrópolis, na região serrana do Rio e que acabou falindo.

Por causa dos problemas financeiros, Maurício e a mulher Iraci se mudaram para Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, onde estão morando com a filha. Há dois anos o professor está longe das salas de aula.

"Às vezes choro de saudade de fazer o trabalho que sempre fiz. Passo a noite toda acordado, estudando, porque não consigo dormir. Tenho muita vontade de voltar a trabalhar, para ver novamente meus meninos entrando para uma faculdade", diz.

Segundo Iracy, Maurício sente muita falta de compartilhar o conhecimento e ensinar.

"O amor pela educação era a vida dele, a razão de viver", comenta.

Gratidão

Mesmo com a inadimplência dos alunos na época, o professor conta que nunca se importou em dar bolsas e mais bolsas de estudo, além de destinar parte de seu tempo para aulas particulares de graça.

Para ele, realizar o sonho dos alunos era o mais importante de tudo.

"Eu fazia com que eles gostassem de ir para a aula e para a escola. Tinha sempre o desafio de fazer com que eles entendessem que eram capazes de irem até onde quisessem. Dessa forma, ia ajudando cada um a desenvolver a sua capacidade", afirma o professor.

E foi assim em quase duas décadas do cursinho MPB Vestibular: o professor ajudava cerca de 200 alunos, todos os anos, a entrarem para faculdades estaduais e federais.

Pagava lanches

Ele também ficou conhecido por pagar lanches e até passagem.

Agora, os ex-alunos querem retribuir tanta dedicação.

Diego Inagoki se formou em odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Além de ter ganhado bolsa de estudos é grato pelas aulas particulares de geometria e trigonometria do professor Barroso.

"Ele permitia que eu acompanhasse a turma do pré-vestibular. Mas o incentivo vai muito além dessa parte financeira. Ele sempre me incentivou a ampliar os horizontes e os conhecimentos", afirma.

Eva Maricato se formou em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Ela também reconhece a importância do ex-professor para a vida dela.

"Enquanto diziam que eu não ia conseguir e que era para desistir, o professor, por outro lado, afirmava que eu era muito capaz, que ainda ia me ver formada. Ele dizia para eu não desistir dos meus sonhos e me fez acreditar que iria passar para uma Universidade Federal".

Dívidas

De forma voluntária, o ex-aluno, agora formado em direito pela UFRJ, José Ferreira Bernardo Junior, de 31 anos, está ajudando o professor Maurício com os problemas relacionados às dívidas que se acumularam ao longo dos anos.

Segundo o advogado, os problemas financeiros que hoje comprometem cerca de 50% da aposentadoria do professor, são provenientes de empréstimos, dívidas trabalhistas e referentes a mobiliário que era comprado para a escola.

O advogado diz que os outros três irmãos também foram alunos do professor e, atualmente, dois estão formados em medicina e um em biologia. Todos cursaram faculdades públicas.

"Se me tornei quem eu sou, foi porque me inspirei nele. O Maurício fazia a gente se enxergar como ser humano e a empreender no sentido de modificar a sociedade para melhor. Dinheiro nenhum no mundo é capaz de pagar o que ele fez por mim, minha família e meus amigos", destaca.

Com informações do G1.






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1394749 | Usuários Online: 5

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!