Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2018

Buscar   OK
Brasil

Publicada em 25/12/17 às 19:52h - 127 visualizações
Paróquia de Nossa Senhora do Rosário em ARACATI celebra a MISSA DAS CRIANÇAS
Uma celebração que toca os corações.

Francisco Sena Garcia


 (Foto: Francisco Sena Garcia)

Um dia o menino que hoje nos é dado, o rei que a nós é revelado já crescido falou: Deixai vir a mim as criancinhas, pois é delas o Reino dos Céus (Mt 19, 13-15).

Na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário em Aracati-CE o padre RONALDO entendeu esse apelo e criou a Missa das Crianças, sempre aos terceiros Domingos de cada mês, hoje, não era Domingo, pouco importava, era NATAL.

A linda Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário estava aberta para receber as crianças e elas foram, uma, duas, três, dez, dezenas, centenas, ali estavam, acompanhadas de pais, avós, tios, amigos, o bom que elas acolheram o convite e foram celebrar a magia do NATAL.

Algumas bem pequenas ainda levadas nos braços dos pais, cujos, os olhares tão cheios de felicidade e orgulho contagiava a quem observava, ainda que distante.

Outras já andando, algumas correndo, eram crianças e lá estavam... Uma verdadeira festa.

Da parte de cima do templo histórico, na parte reservada aos músicos em celebrações especiais, estava o Coral Vozes da Rosarinha, uma alusão a padroeira(madroeira) Nossa Senhora do Rosário, o coro lindo de vozes enchia a Igreja histórica de um som que tocava a alma de quem o escutava.

Eis que as velas do altar são acesas, sinal de que a celebração está prestes a começar.

Uma criança de uma leitura impecável faz o comentário inicial e lá entram os leitores, os Ministros da Eucaristia, os coroinhas e os padres que iriam celebrar a Missa das Crianças do Natal. Padre Ronaldo o criador na cidade de Aracati e Padre André o criador na cidade de Limoeiro do Norte, sede da diocese. Junto com a procissão de entrada vinha um Menino Jesus que havia sido tirado pouco tempo atrás da manjedoura de um presépio lindo que está exposto na Igreja Matriz.

Um belo canto de entrada, acompanhado por uma bonita acolhida a todos, seguido dos cantos do Rito Penitencial e do Glória, até aquele instante as emoções ainda permaneciam guardadas.

Começa a Liturgia da Palavra, uma criança faz a primeira leitura, o Padre sentado no chão cercado por muitas crianças começa a conversar, assim mesmo sentado no chão, pertinho delas, algumas mais cheias de energia brincando com ele, tocando sua batina, e ele ali a explicar com uma linguagem tão bela, tão serena, tão pedagógica que emocionava.

Chega o salmo, uma menina com voz aveludada canta com tanta beleza, que cada uma palavra proferida no canto invade o nosso ser e nos faz melhor.

Hora da segunda leitura, a leitora muito criança, a palavra PRO FE TA lida assim sílaba a sílaba parecia ganhar ritmo, foi linda demais.

Novamente o padre ao terminar a leitura, ali sentado no chão, faz uma bela reflexão para seus colaboradores diretos, as crianças.

O Padre André é convidado a ler o Evangelho, o nascimento de Jesus. A Palavra, o Verbo que se fez carne.

O Padre anfitrião fará a homilia.

Ele então nos proporciona um momento lindo, quase indizível em palavras, enquanto o coro Vozes da Rosarinha canta NOITE FELIZ entra um menino jesus real, o casal de pais emocionados adentra a Igreja Matriz levando consigo o filho amado ainda bem pequenino, era o Menino Jesus que chegava para nós, o Menino Jesus que nos era dado. A Igreja rompe em aplausos.

Ali começa a maravilhosa homilia.

Após a oração do CREDO, faz-se as preces, outra vez uma criança de voz infantil convida a Igreja a rezar.

Estamos nos aproximando do RITO SACRAMENTAL, um momento a parte da celebração.

Chegado o momento do banquete eucarístico acontece um dos momentos mais fortes da celebração, os que já receberam o sacramento da comunhão vão até o altar e participam da sagrada comunhão com as duas espécies, o corpo e o sangue, o pão e o vinho.

E os outros, os pequeninos, os menores, os que ainda não fizeram a Primeira Eucaristia. Não tem pão? Tem sim senhor, lindo, mágico, indescritível, o Padre Ronaldo leva dois recipientes de pães, faz uma linda prece com os pequeninos e ali eles participam de um lindo banquete, aquele pão não é consagrado no altar, não é o corpo e o sangue do Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo, porém, tenho absoluta certeza que o AMOR ali experimentado é alimento que salva uma vida para sempre.

Após a bênção final que acolhi com os olhos cheios de ciscos, o padre pergunta as crianças quem gostaria de ir em procissão deixar o Menino Jesus no berço dele, o leitor imagina a quantidade de vozes erguidas para levar esse menino Jesus para sua manjedoura, o lindo, é que tenho absoluta certeza que muitos assim como eu nessa tarde levavam ele bem guardadinho em nossos corações.

Lindo, simplesmente, lindo.

Como a canção do poeta mineiro que já brinca nos campos do Senhor, PENSEI QUE FOSSE O CÉU.

Nessa tarde de Natal, eu, espírita, tive e agradeço a Deus a felicidade de viver um momento de Tabor, cujo, aproveito para agradecer e parabenizar Padre Ronaldo e a toda equipe que proporcionaram esse momento.

Não foram poucas as vezes que ciscos caíram em meus olhos, não poderia ser diferente, somos seres imperfeitos com saudades do céu.

No próximo dia 21 de Janeiro teremos novamente a MISSA DAS CRIANÇAS, irei outra vez, irei sempre, só que na próxima não irei sozinho, levarei os meus NETOS, quero que cresçam experimentando o doce sabor de um verdadeiro encontro com um DEUS que se faz criança e vem habitar entre nós.

Eles como todas as crianças irão levar para o OFERTÓRIO material escolar, cujos, serão doados para tantas crianças que não possuem condições necessárias para compra-los e talvez não seja a elas dado também as condições necessárias para vivenciarem o que vivi nessa tarde/noite.

Que a Mãe do Rosário, o filho amado que chamamos de Jesus possam abençoar sempre os que idealizaram essa celebração e através desse momento de fé, espiritualidade e mística formar nessas crianças bons cristãos e honestos cidadãos como pedia Dom Bosco.

 




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Hora Certa
No Ar
RADIO SERENIDADE
Peça sua Música

  • Perciliana
    Cidade: Virginia
    Mensagem: Para não ferir ninguem Pe. Zezinho
  • José Americo
    Cidade: São Bernardo do Campo
    Mensagem: Céu de Santo Amaro
  • José Americo
    Cidade: São Bernardo do Campo
    Mensagem: Paula e Bebeto
  • Liduina
    Cidade: Aracati
    Mensagem: Andanças
  • Cláudia Rennó
    Cidade: Rio de Janeiro/RJ
    Mensagem: Reencarnação ! A Vida Continua de Robertinho Rennó CD Luz do Caminho
  • Cláudia Rennó
    Cidade: Rio de Janeiro/RJ
    Mensagem: Amanhecer de Robertinho Rennó CD Luz do Caminho
Publicidade Lateral
Estatísticas
Visitas: 252104 Usuários Online: 36


Bate Papo

Digite seu NOME:


Parceiros
PR GAS DISTRIBUIDORA
Neto Ótica
Gaby Unhas
Loja Styllo A
Laboratório Dr. Klaus Magno

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta.
Copyright (c) 2018 - WEB RÁDIO DO BEM - Todos os direitos reservados