Sexta-feira, 20 de Julho de 2018

Buscar   OK
Brasil

Publicada em 29/06/18 às 10:04h - 15 visualizações
Biólogo da Indonésia cria sacola de amido de mandioca que se dissolve na água
O biólogo indonésio Kevin Kumala desenvolveu uma sacola biodegradável, feita de amido de mandioca e que se dissolve na água.

Razões para Acreditar


 (Foto: divulgação)

Se um dia você for a algum supermercado de Bali, na Indonésia, e lhe derem esta sacolinha, provavelmente você vai achar que é uma sacola de plástico como a que usamos no Brasil. Até descobrir que é uma sacola biodegradável, feita de amido de mandioca e que se dissolve na água.

A sacola não é tóxica e pode ser reciclada como papel, de acordo com uma matéria do Catraca Livre. Para provar que a sacola é especial, seu inventor, o biólogo Kevin Kumala, vire e mexe aparece em vídeos dissolvendo um pedaço da sacola em um copo de água morna - PRONTO PARA BEBÊ-LA EM SEGUIDA.

É isso aí: as sacolas dissolvem-se apenas em água morna. Você pode carregar suas compras debaixo da chuva tranquilamente. Elas não vão te deixar na mão no meio da rua. Cada sacolinha suporta até 3 kg e custa 1 real (ou 450 rupias indonésias). 

Já na natureza, o produto, que é customizável, dissolve-se em questão de meses, ao contrário das sacolinhas tradicionais, feitas de produtos derivados do petróleo e que demoram centenas de anos para se decompor - tempo suficiente para poluir o meio ambiente com suas substâncias tóxicas. E a gente nem falou dos riscos que ela representa para os animais, como os peixes que 'comem' as sacolas nos oceanos e morrem sufocados.

Além das sacolinhas, a empresa Avani produz outros itens de primeira utilidade ecofriendly: talheres, copos e embalagens para comida, feitos com fibra de cana-de-açúcar ou madeira certificada, e que são vendidos para hotéis e restaurantes.

A novidade mais recente é uma tigela para salada, produzida com amido de milho, que é biodegradável e compostável. 

A ilha mais procurada na Indonésia por turistas do mundo inteiro está mesmo disposta a combater o consumo de sacolas de plástico tóxicas e todos os problemas decorrentes dele. Duas jovens da ilha criaram o projeto Bye Bye Plastic Bags.

Com iniciativas como a da Avani e das duas garotas, o governo local se prepara para acabar com as sacolinhas plásticas este ano.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Hora Certa
No Ar
MANHÃ DE LUZ
Peça sua Música

  • Z Nunes
    Cidade: Aracati
    Mensagem: Interfone - Cícero Rosa
  • Z Nunes
    Cidade: Aracati
    Mensagem: Volta - O Terno
  • Perciliana
    Cidade: Virginia
    Mensagem: Para não ferir ninguem Pe. Zezinho
  • José Americo
    Cidade: São Bernardo do Campo
    Mensagem: Céu de Santo Amaro
  • José Americo
    Cidade: São Bernardo do Campo
    Mensagem: Paula e Bebeto
  • Liduina
    Cidade: Aracati
    Mensagem: Andanças
Publicidade Lateral
Estatísticas
Visitas: 347241 Usuários Online: 64


Bate Papo

Digite seu NOME:


Parceiros
PR GAS DISTRIBUIDORA
Neto Ótica
Gaby Unhas
Loja Styllo A
Laboratório Dr. Klaus Magno

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta.
Copyright (c) 2018 - WEB RÁDIO DO BEM - Todos os direitos reservados