Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

TOCA TUDO

    Brasil

SOM DA VILA, o sonho que virou realidade

Final do Festival de Música no Teatro Francisca Clotilde

Publicada em 18/08/18 as 07:23h por Francisco Sena Garcia - 906 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Socorro Souza)

Vila é um aglomerado populacional de tamanho intermédio entre a aldeia e a cidade, assim está escrito em muitos dicionários.

A palavra Vila chegou em minha existência com duas lembranças, a primeira, o Futebol. VILA BELMIRO, menino do mato, amante da bola que segundo minha amada mãe antes de chamar pelo seu nome ou do papai, chamei PELÉ, era natural que esta Vila famosa fizesse parte do meu imaginário coletivo.

Mais tarde, outra VILA vai se incorporar ao meu conjunto de saberes e imaginação, a VILA que produz samba, aquele que passou no vestibular, conseguiu se formar, mas faltou o dinheiro para beca e também para o chapéu, cujo diretor careca não o entregou seu canudo de papel fez esta vila chegar até a mim, era simplesmente, o Martinho, da Vila. Mais tarde descobri ser a VILA ISABEL.

A sina do pequeno burguês de alguma forma se parecia com a minha história, a composição chega dois anos após o meu nascimento, porém, criança pequena, ainda na zona rural não compreendia tantas coisas, mas já sabia e sentia o que ser um pobre significava. E sem entender bem os motivos sempre me via naquela canção, não entendia bem o que era ser burguês, porém sabia o que era ser pequeno.

E agora tinha duas VILAS, a que fazia GOLS e a que fazia SAMBA.

Muitos anos atrás já menino homem ou homem menino tive outra VILA famosa em minha vida, a Vila do Chaves, essa não produzia GOLS ou SAMBA, elas produzia SORRISOS, o CHAVES mais o KIKO e todos os outros moradores, em especial, Dona Florinda, Chiquinha e Seu Madruga ajudaram a tecer muitas alegrias e diminuir tantas durezas da vida.

O tempo passa e passa apressado, conheci outra VILA, essa bem mais perto de mim, de princípio com o nome de VILA SÃO RAFAEL, um querido amigo, ali morava, tempos após vim a descobrir que a VILA não era SÃO RAFAEL, não era homenagem ao Arcanjo das curas divinas e sim VILA RAFAEL, uma homenagem a um filho amado do ARACATI, que tem na Terra dos Bons Ventos uma família querida e sendo proprietário de terras naquele pedaço de chão, acabou por nomear a VILA.

Esta VILA ao contrário das acima não era famosa por produzir GOLS, SAMBAS ou ALEGRIAS, pouco aparecia no cenário e quando aparecia era quase sempre por motivos produtores de dores, lágrimas e sofrimentos, a aridez dos dias dos que ali moravam era um contraste com as outras VILAS da minha existência.

Eis que tudo muda!

“Alguém falou que era impossível, eles foram lá e fizeram.”

O pensamento conhecido ilustra a visão que um casal de aracatienses que acreditam em sonhos tiveram, eles CRERAM sem VER, contrariaram TOMÉ que queria VER PARA CRER. Valdy Menezes e Denise Menezes onde todos viam o FEIO, eles viram o BELO.

Assim nasceu o SOM DA VILA!

Nesse texto não cabe falar do SOM DA VILA, sugiro ao leitor fazer uma visita “in loco” e conhecer por dentro com todas as suas especificidades.

Todo o texto escrito até aqui era para chegar a esse momento, a noite de ontem, dia 17 de Agosto de 2018, um dia histórico, um dia onde a VILA RAFAEL, aquele pedacinho de chão da Terra dos Bons Ventos que outrora era considerado de menor importância e que na noite passada pautou a RUA GRANDE, a Rua dos Casarões, a Rua onde por seus paralelepípedos registrou grande parte da história do ARACATI. Ontem a noite a VILA RAFAEL conduziu a Rua Grande, fora protagonista onde jamais em tempo algum imaginou não ser apenas coadjuvante.

Ontem vivemos o maior exemplo do quanto a ARTE é capaz de mudar conceitos, de refazer histórias, de dar outros significados as existências.

O Teatro Francisca Clotilde ficou pequeno para receber a FINAL do Festival de Músicas realizado pelo SOM DA VILA, com o apoio da Coordenadoria de Juventude e da Prefeitura Municipal de Aracati.

Foi simplesmente mágico ver o que aconteceu naquele Teatro dos Sonhos, certamente a Francisca Clotilde que nomina o Teatro e já habita a Pátria Espiritual, uma aracatiense de coração, deve assim como todos que ali estavam ter sentido o gostinho mágico da emoção.

As palavras do Prefeito Municipal Bismarck Maia que tem feitos inúmeras intervenções estruturais nesse pedaço do Aracati onde a VILA RAFAEL está inserida foram extremamente bem colocadas ao dizer da importância do Teatro Francisca Clotilde para a população aracatiense.

Como todo Festival de Músicas existem os vencedores, ontem,  conhecemos três campeões, as modalidades INFANTIL, JUVENIL e Composição própria, conheceram seus vencedores, porém, naquela noite para além da competição vencia uma VILA, um VILA chamada RAFAEL e nessa vitória fazia vitorioso cada um de nós aracatienses biológicos ou adotados que apostam nessa Terra dos Bons Ventos e em tudo que ela produz de bom.

O Festival foi lindo!

A participação dos meninos do Circo da Vila foi encantadora!

A interpretação de Isadora Garcia para a canção COMO NOSSOS PAIS nem cabem em palavras, talvez coubesse nas dezenas de lágrimas que ali ficaram a irrigar o Teatro dos Sonhos!

O verso da canção de Alisson Padeco que dizia “Mas também sou feito de sonhos e vontades” serve como uma luva para tudo que vivi na noite de ontem, o SONHO e a VONTADE deste casal de aracatienses queridos abriu uma bela porta e para a felicidade da Terra dos Bons Ventos a comunidade da Vila Rafael aceitou entrar por ela e ali fazer morada.

Que venham muitos outros festivais!

Que Aracati continue sua trajetória em direção ao maior de todos os sonhos de cada um, que a cidade que um dia já esteve nas áureas páginas da historia, do Ceará e do Brasil possa se reencontrar com sua verdadeira essência.

Que todos aracatienses biológicos ou adotados possam se unir em prol da construção de uma cidade onde o maior cartão de visitas seja a qualidade de vida do seu povo. 






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1411382 | Usuários Online: 12

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!