Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018

Buscar   OK
Brasil

Publicada em 01/09/18 às 19:45h - 202 visualizações
ESCOLA AUXILIADORA EM ARACATI DESENVOLVE PROJETO COM CRIANÇAS SOBRE LITERATURA DE CORDEL
Sonhos, acreditem neles!

Francisco Sena Garcia


 (Foto: Reprodução de WhatsApp)

A Terra dos Bons Ventos conta com  39 Escolas de Fundamental, a Escola Auxiliadora é uma delas, está situada no coração da cidade, ao lado da Igreja dos Prazeres e da mais antiga Escola Pública Estadual, a Escola de Ensino Médio Barão de Aracati.

Ao longo do tempo esta Escola Pública Municipal tem desenvolvido grandes projetos, o que tem feito com que os pais sintam-se a cada dia mais felizes com a educação ali desenvolvida em um trabalho colegiado entre gestão, professores e servidores.

Hoje, a Escola Auxiliadora conta com 298 alunos em dois turnos, manhã e tarde, sua gestão é feita pelas professoras Lucioneide Gondim (mais conhecida como Totó) e a Erotides Barbosa que exerce as funções de Coordenadora Pedagógica.

Na última sexta-feira por ocasião do encerramento do mês do Folclore, a professora Adriana com 45 alunos do quinto ano realizou a culminância do Projeto Literatura de Cordel em Sala de Aula.

O estímulo ao encontro com as nossas tradições literárias já seria uma grande alegria, e mais alegre ficamos ao saber que todos os cordéis foram confeccionados pelas crianças, os textos e as gravuras, cada um sobre um tema específico, onde cada um aluno teve a oportunidade de apresentar seu Cordel e depois deixá-los expostos durante o recreio para que todos pudessem ler e conhecer a forma que foram produzidos.

É muito rica e diversificada a produção cultural de um povo; mas o nordestino é especial. No entanto, talvez o nosso maior problema seja a não valorização daquilo que temos. É mais propício aceitar o que a mídia propõe do que explorar o que está em nosso dia-a-dia.

A literatura de cordel é exatamente isso – cultura popular. 

Quando vemos uma Escola incentivar esta produção baseada nas existências de cada um dos seus alunos é estímulo para acreditar sempre que podemos nos reinventar e manter a nossa essência.

Nossa Rádio do Bem parabeniza a toda a Escola e para dizer de uma forma ainda mais clara o quanto ficou feliz com o Projeto assume o compromisso de trazer o Mestre Stelio Torquato Lima que esteve recentemente na BIENAL DO LIVRO em São Paulo e teve três obras selecionadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), programa do governo federal brasileiro que tem por objetivo oferecer livros às escolas públicas dos ensinos fundamental e médio, este Mestre do Cordel está se especializando a cada dia em traduzir os clássicos da literatura universal para a linguagem do cordel e vai presentear a Escola e as crianças com um pedaço do seu tempo para apresentar a linda obra, O Pequeno Príncipe em Cordel.

Vida longa aos professores que se permitem sonhar!

Parabéns Escola Auxiliadora, a ação desenvolvida trouxe a certeza que sempre podemos mais, pois, em cada uma das nossas crianças existe um mundo de capacidades que precisam ser a cada dia estimuladas, vocês foram mais que vencedores em fazê-los acreditar e hoje podem se regozijar pelo resultado da ação.





Hora Certa

No Ar
SEU ALMOÇO É UM SHOW com Francisco Sena Garcia
Peça sua Música

  • Magno de Oliveira Monteiro
    Cidade: Aracati
    Música: Magno Oliveira - Meu mundo e nada mais (ao vivo na música do bem)
  • Z Nunes
    Cidade: Aracati
    Música: Interfone - Cícero Rosa
  • Z Nunes
    Cidade: Aracati
    Música: Volta - O Terno
  • Perciliana
    Cidade: Virginia
    Música: Para não ferir ninguem Pe. Zezinho
  • José Americo
    Cidade: São Bernardo do Campo
    Música: Céu de Santo Amaro
  • José Americo
    Cidade: São Bernardo do Campo
    Música: Paula e Bebeto
Publicidade Lateral
Estatísticas
Visitas: 400745 Usuários Online: 169


Bate Papo

Digite seu NOME:


Parceiros






Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta.
Copyright (c) 2018 - WEB RÁDIO DO BEM - Todos os direitos reservados