Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

MANHÃ DE LUZ

    Brasil

INEC na promoção de sonhos possíveis

Inec inaugurou laboratório e cursos de Iniciação à Robótica e Jogos Digitais para crianças no Bom Jardim

Publicada em 17/10/18 as 11:04h por Francisco Sena Garcia/Inec - 443 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Inec)



“Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.”

A frase acima cabe como uma luva ao que consideramos ser uma noticia alvissareira para estes dias meios cinzas e sem graça.

O olhar voltado para os que mais dele necessitam é um sonho para nós que acreditamos na força das UTOPIAS que nos estimulam a caminhar. Para além desse olhar você alcança as crianças de um bairro com pessoas encantadoras, cujas, apenas necessitam de olhares de atenção, o Bom Jardim e um Instituto que tem em sua missão contribuir para a inclusão e o desenvolvimento sociocultural e econômico das pessoas, potencializando a força coletiva, promovendo a cidadania e o respeito à vida. Os dois bairro e Instituto formatam uma parceria com outros atores e aí o sonho começa a ganhar forma, forma de LUZ e SONHOS POSSÍVEIS.

A tecnologia e a inovação à serviço da formação de novos talentos e da inclusão digital e social. Este é o objetivo maior do projeto LABInec, iniciativa a ser lançada na próxima segunda-feira (15), a partir de 9 horas, pelo Instituto Nordeste Cidadania (Inec), em parceria com a BSQ Inova, o Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) e a Sodexo. A apresentação oficial do projeto se dará com a inauguração, no bairro Bom Jardim, em Fortaleza (CE), de um espaço colaborativo voltado para crianças de 10 a 14 anos provenientes de escolas públicas, que poderão se reunir para realizar projetos de inovação.

No LABInec, 120 crianças participarão de uma formação de quatro meses em Iniciação à Robótica e Jogos Digitais. O projeto, que é baseado na cultura maker, incentiva a aprendizagem informal, social e cooperativa com foco na criação de dispositivos, usando robótica, automação, eletrônica, eletroeletrônica e outras formas artesanais de fabricação de objetos.

O objetivo do LABInec é despertar nas crianças os potenciais criativos e a capacidade de solucionar problemas. A partir dos conceitos de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), Design Thinking (DT) e Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), a metodologia envolverá pesquisa, engajamento e participação dos alunos na busca por solução de problemas e desafios, mediante a observação e co-criação. Importante destacar, ainda, que as crianças terão acompanhamento pedagógico e psicológico durante as formações.

Como resultado, espera-se que, ao final da experiência, as crianças estejam focadas na solução de problemas e com habilidades que serão fundamentais para melhorar o desempenho na escola e no mercado de trabalho futuro.

Sobre o Inec

 

O Instituto Nordeste Cidadania (Inec), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) criada em 1993, que este ano completa 25 anos, tem como missão contribuir com a inclusão e o desenvolvimento sociocultural e econômico das pessoas. Para atingir este objetivo, a instituição é parceira do Banco do Nordeste na operacionalização dos programas Crediamigo e Agroamigo, além de desenvolver projetos socioambientais nos eixos Educação e Cultura e Desenvolvimento Comunitário. O Inec já atua no Bom Jardim desde 1998 por meio do Programa Crediamigo e, desde 2015, por meio do Projeto Espaços de Leitura.

Sobre o MSMC

O Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) é uma organização da sociedade civil que tem como missão acolher o ser humano, promovendo a saúde mental, a evolução pessoal e comunitária, respeitando as dimensões biopsicossocioespirituais para a promoção da vida. Desenvolve este trabalho há 22 anos, com ações socioterapêuticas e de inclusão social e cultural em Fortaleza e Maracanaú. O MSMC destaca-se pelo desenvolvimento da tecnologia social denominada Abordagem Sistêmica Comunitária, que está sendo aplicada na Bolívia e difundida no Peru e Paraguai.

Sobre a BSQ Inova

 

A BSQ Inova é uma empresa que tem como missão transformar vidas e negócios através da inovação. Trouxe para o Ceará diversas iniciativas inovadoras, como o Centro de Tecnologias Educacionais para Pessoas com Deficiência, da Dell Computadores, em 2011; e o laboratório de inovação Destac, com a Quanta Computer, onde foi criada a primeira plataforma de EaD do Brasil para qualificação de cegos em Administração. A BSQ participou, ainda, da criação da Cooperativa Pirambu Digital e foi responsável pela implantação de diversos programas de qualificação profissional à distância na área de TI para jovens em situação de vulnerabilidade social.

 Mais informações:

 Gecíola Fonseca: (85) 98142-3305 (Gerente Socioambiental e de Comunicação do Inec)

 Elizeu Sousa: (85) 99989-9012 (Coordenador de Comunicação do MSMC)

 Bruno Queiroz: (85) 98796-4488 (Diretor Executivo da BSQ Inova)






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1408331 | Usuários Online: 1

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!