Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018

Buscar   OK
Brasil

Publicada em 30/10/18 às 15:34h - 175 visualizações
Escola Francisco Amaral Lima promove aula de campo em Redenção-CE
Aprendizagem a céu aberto

Francisco Sena Garcia


 (Foto: Elizabeth Fernandes)

O processo de ensino e aprendizagem é um procedimento muito complexo, que envolve entrega tanto do docente quanto dos discentes. Para que possa acontecer, deve haver uma sintonia somada a interesses e empenhos vindos de todo corpo formador do espaço escolar.

No entanto, atualmente muitas são as dificuldades enfrentadas no âmbito escolar e, em virtude disso, muitos discentes acabam desmotivados no ambiental educacional. Diante disso, cabe ao profissional da educação transformar essa realidade que tanto dificulta o processo de ensino e aprendizagem por meio de alternativas, ou seja, estratégias didáticas atraentes para o alunado.

Nesse contexto, destaca-se a aula de campo como um importante recurso didático, facilitador da aprendizagem, tendo em vista as necessidades por busca de estratégias didáticas que facilitem a relação entre professores e alunos, pois o trabalho fora da sala de aula tende a auxiliar a construção do conhecimento. De acordo com Lima e Assis (2005, p. 112), “o trabalho de campo se configura como um recurso para o aluno compreender o lugar e o mundo, articulando a teoria à prática, através da observação e da análise do espaço vivido e concebido”.

A Escola Francisco Amaral Lima fica em Cacimba Funda já na divisa do estado do Ceará com o Rio Grande do Norte, é uma das escolas mais distantes da sede do município de Aracati.

A atual diretora Elizabeth Fernandes junto com o seu corpo docente e os demais atores da comunidade educativa daquela escola tem procurado desenvolver uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE com todas as nuances possíveis na busca de melhorias em seus resultados ensino/aprendizagem.

Nesse viés a Escola Francisco Amaral Lima levou seus alunos para uma aula de campo em Redenção-CE, município que recebe este nome por ter sido a primeira cidade brasileira a libertar todos os seus escravos em primeiro de Janeiro de 1883, cinco anos antes da Lei Áurea de 13 de Maio de 1888.

Segundo a diretora Elisabeth as atividades de campo são fundamentais para a construção do conhecimento na escola: professores e alunos tem diante de si uma riquíssima oportunidade para juntos buscarem as causas da diferença. Da mesma forma os alunos podem trocar ideias e informações analisando diferentes resultados obtidos. Segundo ela, a proposta da aula de campo é transcender os limites físicos da sala de aula explorando a sensibilidade do contato direto com os aspectos do nosso meio.

Professores disseram ser a aula de campo uma estratégia interessante e possível que deveria ser utilizada mais vezes como ferramenta metodológica no processo ensino-aprendizagem.

A Escola Francisca Amaral Lima tem em seu Projeto Político Pedagógico muito claro a transformação de seus alunos em seres pensantes críticos e atuantes.

Parabéns comunidade Educativa da Escola Francisco Amaral Lima de Cacimba Funda!

Parabéns!!!




Hora Certa

No Ar
SEU ALMOÇO É UM SHOW com Francisco Sena Garcia
Peça sua Música

  • Magno de Oliveira Monteiro
    Cidade: Aracati
    Música: Magno Oliveira - Meu mundo e nada mais (ao vivo na música do bem)
  • Z Nunes
    Cidade: Aracati
    Música: Interfone - Cícero Rosa
  • Z Nunes
    Cidade: Aracati
    Música: Volta - O Terno
  • Perciliana
    Cidade: Virginia
    Música: Para não ferir ninguem Pe. Zezinho
  • José Americo
    Cidade: São Bernardo do Campo
    Música: Céu de Santo Amaro
  • José Americo
    Cidade: São Bernardo do Campo
    Música: Paula e Bebeto
Publicidade Lateral
Estatísticas
Visitas: 400029 Usuários Online: 555


Bate Papo

Digite seu NOME:


Parceiros






Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta.
Copyright (c) 2018 - WEB RÁDIO DO BEM - Todos os direitos reservados