Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

ALVORADA COM MARIA

    Brasil

Escola Francisco Amaral Lima promove aula de campo em Redenção-CE

Aprendizagem a céu aberto

Publicada em 30/10/18 as 15:34h por Francisco Sena Garcia - 988 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Elizabeth Fernandes)

O processo de ensino e aprendizagem é um procedimento muito complexo, que envolve entrega tanto do docente quanto dos discentes. Para que possa acontecer, deve haver uma sintonia somada a interesses e empenhos vindos de todo corpo formador do espaço escolar.

No entanto, atualmente muitas são as dificuldades enfrentadas no âmbito escolar e, em virtude disso, muitos discentes acabam desmotivados no ambiental educacional. Diante disso, cabe ao profissional da educação transformar essa realidade que tanto dificulta o processo de ensino e aprendizagem por meio de alternativas, ou seja, estratégias didáticas atraentes para o alunado.

Nesse contexto, destaca-se a aula de campo como um importante recurso didático, facilitador da aprendizagem, tendo em vista as necessidades por busca de estratégias didáticas que facilitem a relação entre professores e alunos, pois o trabalho fora da sala de aula tende a auxiliar a construção do conhecimento. De acordo com Lima e Assis (2005, p. 112), “o trabalho de campo se configura como um recurso para o aluno compreender o lugar e o mundo, articulando a teoria à prática, através da observação e da análise do espaço vivido e concebido”.

A Escola Francisco Amaral Lima fica em Cacimba Funda já na divisa do estado do Ceará com o Rio Grande do Norte, é uma das escolas mais distantes da sede do município de Aracati.

A atual diretora Elizabeth Fernandes junto com o seu corpo docente e os demais atores da comunidade educativa daquela escola tem procurado desenvolver uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE com todas as nuances possíveis na busca de melhorias em seus resultados ensino/aprendizagem.

Nesse viés a Escola Francisco Amaral Lima levou seus alunos para uma aula de campo em Redenção-CE, município que recebe este nome por ter sido a primeira cidade brasileira a libertar todos os seus escravos em primeiro de Janeiro de 1883, cinco anos antes da Lei Áurea de 13 de Maio de 1888.

Segundo a diretora Elisabeth as atividades de campo são fundamentais para a construção do conhecimento na escola: professores e alunos tem diante de si uma riquíssima oportunidade para juntos buscarem as causas da diferença. Da mesma forma os alunos podem trocar ideias e informações analisando diferentes resultados obtidos. Segundo ela, a proposta da aula de campo é transcender os limites físicos da sala de aula explorando a sensibilidade do contato direto com os aspectos do nosso meio.

Professores disseram ser a aula de campo uma estratégia interessante e possível que deveria ser utilizada mais vezes como ferramenta metodológica no processo ensino-aprendizagem.

A Escola Francisca Amaral Lima tem em seu Projeto Político Pedagógico muito claro a transformação de seus alunos em seres pensantes críticos e atuantes.

Parabéns comunidade Educativa da Escola Francisco Amaral Lima de Cacimba Funda!

Parabéns!!!






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1398521 | Usuários Online: 8

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!