Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018

Buscar   OK
Brasil

Publicada em 31/10/18 às 11:41h - 88 visualizações
ARACATI PROMOVE DIA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O SPAECE 2018
Na aprendizagem navegar para no verde avançar

Francisco Sena Garcia


 (Foto: Diversos)


O governo municipal de Aracati através do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação em conjunto com todas as escolas da Rede Pública   Municipal realizaram no último dia 24 de Outubro um dia inteiro de ações voltadas para sensibilizar as turmas de segundo, quinto e nono ano para o SPAECE 2018 que acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de Novembro.

Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) é uma avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do ensino fundamental e do ensino médio, em língua portuguesa e matemática. Foi implementado em 1992 pelo Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Educação (SEDUC). Atualmente tem o objetivo de promover um ensino de qualidade e equânime para todos os alunos da rede pública do estado.

Realizada de forma censitária e universal, essa avaliação abrange as escolas estaduais e municipais, utilizando testes (eventualmente com itens elaborados pelos professores da rede pública), tendo como orientação os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ministério da Educação (MEC) e os Referenciais Curriculares Básicos (RCB) da Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC. São aplicados, também, questionários contextuais, investigando dados socioeconômicos e hábitos de estudo dos alunos, perfil e prática dos professores e diretores. Por considerar a importância da avaliação como instrumento eficaz de gestão, a SEDUC ampliou em 2007 a abrangência do SPAECE, incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do ensino médio para as três séries de forma censitária. Desta forma, o SPAECE passou a ter três focos:

·         Avaliação da Alfabetização - SPAECE-Alfa (2º ano);

·         Avaliação do ensino fundamental (5º e 9º anos) e

·         Avaliação do Ensino Médio (1a, 2a e 3a séries).

A Educação Pública Municipal é avaliada nas turmas de 2º, 5º, e 9º, ano dado ser responsabilidade do município o Ensino Fundamental.

Durante todo o ano a Secretaria de Educação oportuniza formações aos seus gestores e em especial aos professores das respectivas turmas visando um melhor aproveitamento dos discentes nas avaliações externas.

Pensando em sensibilizar a todos os envolvidos para as avaliações que se aproximam foi idealizado o DIA “D” de sensibilização, onde as escolas fora da sede realizaram as ações dentro de suas comunidades e as Escolas da Sede fizeram juntas uma ação coletiva que teve dois momentos, o primeiro deles, uma caminhada pelas ruas da cidade com muita animação e conscientização da população e uma Gincana realizada na Praça das Carnaúbas com a participação das comunidades educativas das oito Escolas da sede que serão avaliadas.

A Secretária de Educação Theresa Zaranza falou para todos os presentes da importância daquele momento e deixou claro a importância de nestes dias que restam para a realização das avaliações todos se darem as mãos para que possam juntos trilhar a estrada do sucesso.

A Gerente PAIC da Secretaria Municipal de Educação Danielle Barbosa demonstrava enorme felicidade em ver na prática uma ideia por ela pensada para que todo o município trabalhasse de uma forma única o SPAECE 2018.

Foi muito gratificante ver a participação de todos os atores, inclusive das famílias que se fizeram presentes, inclusive dando mensagem de incentivo e entusiasmo aos alunos que se submeterão as avaliações.

A Arena da Praça das Carnaúbas ficou pequena para tantos presentes que ali vivenciaram naquela tarde um momento magnífico de fortalecimento das práticas de sala de aula.

É visível em cada momento no chão das nossas escolas o quanto existe de envolvimento de todos e é certo que com um bom plantio sendo feito haverá de chegar uma bela colheita.

Que esta colheita seja VERDE como é a ESPERANÇA de todos.





Hora Certa

No Ar
SEU ALMOÇO É UM SHOW com Francisco Sena Garcia
Peça sua Música

  • Magno de Oliveira Monteiro
    Cidade: Aracati
    Música: Magno Oliveira - Meu mundo e nada mais (ao vivo na música do bem)
  • Z Nunes
    Cidade: Aracati
    Música: Interfone - Cícero Rosa
  • Z Nunes
    Cidade: Aracati
    Música: Volta - O Terno
  • Perciliana
    Cidade: Virginia
    Música: Para não ferir ninguem Pe. Zezinho
  • José Americo
    Cidade: São Bernardo do Campo
    Música: Céu de Santo Amaro
  • José Americo
    Cidade: São Bernardo do Campo
    Música: Paula e Bebeto
Publicidade Lateral
Estatísticas
Visitas: 400321 Usuários Online: 510


Bate Papo

Digite seu NOME:


Parceiros






Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta.
Copyright (c) 2018 - WEB RÁDIO DO BEM - Todos os direitos reservados