Domingo, 09 de Dezembro de 2018

Buscar   OK
Brasil

Publicada em 12/11/18 às 15:09h - 148 visualizações
Escola de Tempo Integral Darcy Ribeiro realiza projeto cultural
Família e Escola: Construindo Raízes e Contos

Francisco Sena Garcia/Escola


 (Foto: Reprodução Escola Darcy Ribeiro)

A partir da ousadia do Prefeito Municipal Bismarck Costa Lima Pinheiro Maia e da determinação da Secretária de Educação à época Professora Lucilene Alves fora inaugurada em 07 de Março deste ano a primeira Escola em Tempo Integral da Terra dos Bons Ventos, e recebera o nome do grande educador Darcy Ribeiro.

A Escola com uma metologia inédita para a prática educacional do Fundamental I fora entregue a responsabilidade da Professora Luisinha Lacerda, cuja, com uma equipe de valorosos profissionais, dentre eles psicopedagogo, assistente social, nutricionista e com a participação de um conjunto de professores, arte-educadores, educadores físicos sempre atuantes, aliados a uma participação direta das famílias, começaram ali a construir raízes significativas de uma educação contextualizada para os dias atuais.

É comum ver o desenvolvimento dos alunos da Escola em Tempo Integral quer seja nas aulas diversas, no uso das novas tecnologias como Lousas Digitais e tablets, na participação sempre exitosa em desfiles e gincanas e para a alegria da comunidade aracatiense, mais recentemente na realização do belíssimo evento CONSTRUINDO RAÍZES e CONTOS.

A Escola Darcy Ribeiro realizou um evento onde uniu escola e família na participação artística, na busca por um conhecer maior sobre a cultura e os contos, com isso o professor teve que trabalhar o despertar imaginário e a fantasia para favorecer, o desenvolvimento de seus alunos.

O diálogo e a palavra devem ter um caráter de mágico e fantástico que pode ter o objetivo tanto de proteger como de construir, como ameaçar ou desconstruir.

Revela-se então a importância das histórias, através do prazer ou das emoções que as histórias lhe proporcionam, o simbolismo que está implícito nas tramas e nos personagens, que agem no seu inconsciente, atuando pouco a pouco, para ajudar a resolver os conflitos nessa fase da vida.

O teatro pode contribuir na formação do sujeito, pois possui valores artísticos, sociais e emocionais, no âmbito emocional educacional por tanto, a troca de experiências proporcionadas o respeito mútuo entre os alunos.

A dança propicia o aprofundamento ou ampliação do contexto cultural e histórico dos alunos ao trazer para dentro da escola diferentes povos ou momentos históricos do país. Tal perspectiva, mesmo importante para a formação dos educandos, tem sido desconsiderada em seu caráter educativo ao ser praticada fora de um contexto, sem atribuir significados ao aprendizado. A dança está presente, tanto no cotidiano quanto nos corpos das pessoas, principalmente, na atualidade, por convivermos com múltiplas expressões de danças que se inovam a cada dia.

A escola é também um “mundo social”, que tem suas características de vida próprias, seus ritmos sua linguagem, seu imaginário, seus modos próprios de regulação e de transgressão, seu regime próprio de gestão símbolos. E esta “cultura da escola”, não deve ser confundida tampouco com o que se entende por “cultura escolar”, que se pode definir como conjunto de conteúdos cógnitos e simbólicos

A música sempre esteve ligada à vida do homem. Mas independente da cultura que faça parte, a música possui elementos básicos que se faz necessário conhecermos para podermos estar melhor adequados as atividades ao ministramos uma aula de dança. O ritmo faz parte de tudo o que existe no universo, é um impulso, estimulo que caracteriza a vida.

Com a união de todos foi percebido a grandeza do desenvolvimento das artes, e a empolgação no fazer e acontecer, foi vivenciado o quanto as artes tem o poder de desenvolver um conhecimento maior sobre os assuntos e a empolgação no aprendizado é perceptivo na participação de todos. Com isso fazemos uma escola rica em conhecimento e cultura, através do projeto desenvolvido ao longo do período. Dessa forma a Escola Darcy Ribeiro buscar nas raízes do ontem e na cultura do hoje viver e mostra a importância de todos na construção do hoje.

A nossa Rádio do Bem leva a todos que fazem a Escola em Tempo Integral Darcy Ribeiro os nossos mais significativos PARABÉNS e votos de que continuem fazendo esta linda educação focada no desenvolvimento dos seus alunos e no envolvimento das famílias que constroem esta comunidade educativa.

Que venham outros Projetos e que as crianças se sintam cada vez mais construtoras das suas histórias, com a estima elevada e com o pensamento nos sonhos possíveis.

Parabéns Escola Darcy Ribeiro!




Hora Certa

No Ar
ENCONTRO COM DEUS
Peça sua Música

  • Magno de Oliveira Monteiro
    Cidade: Aracati
    Música: Magno Oliveira - Meu mundo e nada mais (ao vivo na música do bem)
  • Z Nunes
    Cidade: Aracati
    Música: Interfone - Cícero Rosa
  • Z Nunes
    Cidade: Aracati
    Música: Volta - O Terno
  • Perciliana
    Cidade: Virginia
    Música: Para não ferir ninguem Pe. Zezinho
  • José Americo
    Cidade: São Bernardo do Campo
    Música: Céu de Santo Amaro
  • José Americo
    Cidade: São Bernardo do Campo
    Música: Paula e Bebeto
Publicidade Lateral
Estatísticas
Visitas: 411104 Usuários Online: 24


Bate Papo

Digite seu NOME:


Parceiros






Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta.
Copyright (c) 2018 - WEB RÁDIO DO BEM - Todos os direitos reservados