Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

RADIO SERENIDADE

    Brasil

Alunos que tiraram nota mil na redação do ENEM fazem cartilha online

Publicada em 05/04/19 as 11:42h por Razões para acreditar - 421 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Divulgação )

Lucas Felpi, de 17 anos, e outros 55 candidatos (entre 4 milhões!) se destacaram na edição de 2018 do Enem ao tirarem a sonhada nota 1000 na redação.

O jovem acabou ficando famoso nas redes sociais, sendo apelidado entre os seus seguidores como o “garoto do Black Mirror no Enem”. Ele tirou a nota máxima na redação citando a antológica série de suspense para embasar seus argumentos.

Com a fama, Lucas vem recebendo milhares de perguntas todos os dias de estudantes país afora pedindo dicas de como tirar uma boa nota na redação do Enem e de outros vestibulares. Em vista de ajudar essas pessoas, ele procurou outros candidatos que também tiraram nota máxima e juntos, lançaram uma cartilha, que

Como milhares de jovens passaram a procurá-lo pedindo dicas para a redação do Enem e de outros vestibulares, ele decidiu procurar os outros candidatos que tinham tirado a nota máxima para lançar uma cartilha com dicas de como mandar bem na escrita do texto.

“Eu soltei essa ideia para os meus seguidores e eles ajudaram a divulgar. Então, conseguimos chegar a outras 30 pessoas que tiveram nota mil”, conta Felpi, que não tinha muita esperança de encontrá-los no início, já que mais de 4 milhões fizeram o exame.

Alunos que tiraram nota mil na redação do ENEM fazem cartilha online
Lucas Felpi, 17, foi aprovado em duas universidades dos Estados Unidos. Foto: Reprodução / Instagram

Um total de 31 das 55 pessoas ‘nota mil’ disponibilizaram os textos das suas redações para servir como modelo para aqueles que estão estudando para a edição deste ano do Enem. Disponível gratuitamente, a cartilha pode ser acessada aqui.

“As pessoas querem saber como eu estudava, como treinava, com que frequência. Mas também querem saber o que se usa em uma redação nota máxima, quais os exemplos, referências, citações, conectivos, qual a construção do texto”, explica o rapaz.

Alunos que tiraram nota mil na redação do ENEM fazem cartilha online
Cartilha montada pelos estudantes que tiraram nota máxima na redação está disponível gratuitamente. Foto: Lucas Felpi / Acervo Pessoal

Felpi conta que de início tinha pouca confiança de que iria tirar uma boa nota na redação, apesar de treinar semanalmente. Na edição anterior do exame, quando estava no 2º ano do ensino médio, ele tirou 760 pontos. “Fiquei desapontado, pois achava que iria melhor. Então, comecei a estudar muito, fazia uma redação por semana e criei um sistema meu de escrita”.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que aplica a prova nacionalmente, as mulheres representam 76% dos que obtiveram nota máxima na última edição – foram 42 meninas e 13 meninos.

Os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro lideram o ranking de redações nota mil. No ano passado o tema foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

Alunos que tiraram nota mil na redação do ENEM fazem cartilha online
Lucas ficou conhecido nas redes sociais como o “garoto do Black Mirror no Enem”. Foto: arquivo pessoal.

Apesar de ter tirado uma nota excelente (além de 1000 na redação, Felpi tirou 988 em matemática), o jovem não usou sua pontuação para ingressar em uma universidade brasileira. Ele acumula diversas aprovações, desde Engenharia da Computação na USP à Unicamp.

Sua intenção, no entanto, é ingressar numa instituição de ensino no exterior. Lucas foi aprovado em duas universidades americanas, mas ainda aguarda o resultado de outras. “Meu sonho sempre foi estudar fora, mas prestei o Enem como um plano B”. O jovem deve começar as aulas no exterior em setembro.







ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1408270 | Usuários Online: 8

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!