Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

VENTO ARACATI

    Brasil

Detentos confeccionam bonecas para crianças com câncer no ES

“Quando eu estou fazendo um trabalho desse daqui eu estou colocando nele a minha emoção, meu sentimento. Então cada ponto desse significa o que eu estou desejando para a pessoa que vai recebê-lo”, declarou um detento.

Publicada em 15/11/19 as 18:08h por Razões para Acreditar - Gabriel Pietro - 479 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: G1/Fotos: Luciney Araújo/TV Gazeta)

Desde o ano passado, os detentos da Penitenciária de Segurança Média de Viana participam de um projeto que visa confeccionar bonecas de crochê para crianças em tratamento contra o câncer na região metropolitana de Vitória (ES).

A iniciativa tem dado um novo sentido para a vida deles! No mês passado, 150 bonecas foram confeccionadas e entregues para os pacientes do setor oncológico do Hospital Infantil.

Tudo começou quando um vídeo da voluntária Rogéria Aguiar fazendo bonequinhas de crochê chegou à mesa da juíza da Vara de Execuções Penais de Viana. A voluntária pediu para a juíza estender o projeto aos detentos da penitenciária: a magistrada acatou o pedido na hora!

Detentos confeccionam bonecas crianças com câncer

Bonecas fazem a alegria das crianças

Desde que venceu um câncer dez anos atrás, Rogéria confecciona as bonecas. No presídio, ela encontrou a ajuda que precisava para produzi-las em maior quantidade.

“Eu tinha patrocínio de linhas, mas não tinha mão de obra. Depois do tratamento todo, eu tive que refazer a minha vida. Eu era professora de matemática e lembrei que aprendi crochê na infância e me refiz fazendo bonequinhas. Comecei fazendo para uma sobrinha minha e quando fui costurar o cabelo da boneca, eu me vi. Deus colocou no meu coração fazer bonecas para doar”, relatou.

Cada peça varia muito em design e estilo. A única coisa que elas têm em comum é a peruca que usam.

A voluntária espera trazer alegria e esperança para as crianças do Hospital Infantil que vem lutando bravamente para vencer a doença. De quebra, Rogéria ainda vai ajudar a reduzir o custo que o estado tem com os presos.

Segundo Roger Santesi Filho, diretor da unidade prisional, atualmente 100% dos internos do presídio estão ocupados. “Isso traz a questão do comportamento, do trato com os servidores. O número de ocorrência é praticamente zero e a gente tem esse ambiente de integração, onde eles se sentem úteis”, informou.

Detentos confeccionam bonecas crianças com câncer

Oportunidade

Bastante envolvidos no projeto, os presos passam o dia pensando no design, trabalhando na confecção e até recuperando brinquedos usados, criando peças de roupas novas para eles.

Cada detento tem uma história completamente singular de como foi parar na prisão. Com a participação no projeto, eles conseguem diminuir suas penas, provenientes de crimes de baixa periculosidade.

Para Isaias de Oliveira, interno da penitenciária, ‘fazer as bonecas representa mais do que a redução da sentença’.

“Quando eu estou fazendo um trabalho desse daqui eu estou colocando nele a minha emoção, meu sentimento. Então cada ponto desse significa o que eu estou desejando para a pessoa que vai recebê-lo”, declarou.

Detentos confeccionam bonecas crianças com câncer

Já o detento Hiago Nascimento jamais havia pegado em uma agulha de crochê. Após algumas aulas, ele já conseguiu confeccionar sua primeira boneca. Aprender algo novo representa uma possibilidade de futuro para ele.

“É gratificante saber que eu estou fazendo essas bonecas para crianças que estão com dificuldade. Mudou muita coisa. A gente adquire sabedoria também. É uma profissão também”, disse Hiago.

Para o interno Roberto Fraga, que tem depressão, ‘fazer as bonecas fez com que conseguisse reduzir a medicação e tem ido com menos frequência para o hospital’.

“Eu sou depressivo e ansioso. Esse trabalho me ajuda muito, porque é uma terapia que a gente tem para vencer esses problemas que a vida coloca diante da gente. Quando chega a noite, depois de um dia de trabalho cansativo e coloca sua cabeça no travesseiro, a gente pensa que esse brinquedo vai causar uma alegria nessa criança que ela vai esquecer a doença. Isso é muito importante para nós”, contou.

Detentos confeccionam bonecas crianças com câncer

Rogéria vê no projeto uma rede de solidariedade que beneficia a todos.

“Eu faço esse trabalho voluntário tanto no presídio quanto nos hospitais. Aqui, às vezes, eles têm vida e estão pensando em tirar a vida em função do que estão passando. Lá, eles estão lutando para viver um dia a mais. Então, que aqui eles possam dar valor a vida independente de onde estão porque o nosso presente é o hoje e temos que agradecer por estamos vivos.”






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1398311 | Usuários Online: 8

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!