Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

TOCA TUDO

    Brasil

Projeto Horta Escolar mobiliza mais de 900 alunos da Escola Estadual Santos Dumont em Costa Rica

Horta orgânica produz alimentos que incrementam a merenda escolar POR: VITÓRIA RIBEIRO - 09/12/2019 16:46

Publicada em 24/01/20 as 14:24h por Vitória Ribeiro - 216 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Acervo Pessoal)

O projeto Horta Escolar, que mobiliza mais de 900 alunos, transformou um antigo campo de futebol abandonado em horta orgânica que produz alimentos que incrementam a merenda escolar. O projeto tem iniciativa das professores Márcia Pereira, Simone Ferreira e Eliete Teixeira, da Escola Estadual Santos Dumont. 

“Esse projeto é a realização de um sonho antigo. Sabíamos que para desenvolvê-lo precisávamos, além de muita vontade e envolvimento das pessoas, de recursos. E juntamente com o grêmio estudantil, direção, coordenação, professores e alunos procuramos a ajuda de parceiros. Foi quando apresentamos o projeto ao vereador Lucas Gerolomo, onde ele abraçou o projeto da Horta Escolar e nos destinou uma emenda parlamentar para dar o pontapé inicial desse sonho. Com o recurso construímos 14 canteiros de alvenaria, material que ficará para turmas futuras desenvolverem o projeto”, conta a professora Márcia.

Segundo a professora, outra parceira do projeto é a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), que por meio do agrônomo Altair Luis da Silva, promoveu palestra de orientação para alunos e professores, sobre a preparação do solo até o plantio de uma horta.

“Como iniciamos o projeto em março, gastamos muito tempo na preparação e o plantio só foi iniciado no mês de outubro.  Mas já estamos com uma horta linda e tudo que está sendo produzido colocamos na merenda escolar”, frisou Márcia. Entre as hortaliças produzidas na escola estão:  alface, couve, cebolinha, repolho, beterraba e a cenoura.

A estudante Livia Guilardi, de 16 anos, contou que aprendeu a cultivar verduras e legumes por meio do projeto Horta Escolar. “Como é uma horta orgânica ela não possui os agrotóxicos que encontramos nos legumes e verduras do mercado. Então, o gosto é diferente! Aprendemos a distinguir muitas coisas no projeto, como o que é raiz, o que é mato, e a importância da alimentação saudável. Estamos colocando a mão na massa”, ressaltou Livia, ao afirmar que na escola ocorre uma disputa de qual turma tem o melhor canteiro.

A professora Márcia concluiu que a Horta Escolar representa um grande aprendizado para todos. “É muito significativo! Cheguei ouvir de alunos que nunca tinham ido a uma horta perguntas como: O repolho dá embaixo da terra? O que é um legume ou uma raiz? Qual alimentou vai brotar embaixo da terra, qual não? E muitas outras perguntas que eles nos fizeram durante o plantio. Então uma informação que eles absorverem sobre o projeto, já agregou em conhecimento para eles”, finalizou a professora.

Os estudantes aproveitaram para presentear o prefeito, com alfaces produzidas na horta. O prefeito teceu alguns comentários sobre o projeto, elogiando a iniciativa e sugerindo que no futuro os alunos produzam mudas para beneficiar a comunidade escolar e assim multiplicar o número de hortas. Waldeli, atendendo a um pedido das professoras, ainda garantiu o empenho junto ao Governo do Estado para a construção de um muro no fundo da escola, local que está exposto às margens do Rio Sucuriú.






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1407495 | Usuários Online: 8

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!