Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

RADIO SERENIDADE

    Brasil

Comunidade rural trabalha unida para ninguém precisar trabalhar fora

Publicada em 05/02/20 as 09:00h por Rafael Melo - Razões para Acreditar - 275 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Divulgação/Adesco)

A segunda metade do século passado foi marcada pelo êxodo dos moradores do Nordeste para o Sudeste brasileiro em busca de oportunidades de trabalho e fugindo da seca.

Essa realidade diminuiu, mas ainda existe em algumas localidades. Para evitar isso, uma comunidade do interior da Paraíba decidiu inovar e fortalecer o local com muita união e trabalho.

A comunidade Chã de Jardim fica na cidade de Areia, no Brejo da Paraíba. Os moradores antes viviam dentro de uma mata às margens de um açude. Com a construção de uma rodovia, eles migraram para as margens da estrada e foi aí que tudo começou.

Algumas casas populares foram construídas pelo Poder Público, mas não existiam formas de geração de renda e a maioria dos moradores precisava buscar trabalho fora. Tudo começou a mudar por iniciativa de um grupo de jovens da igreja.

Eles se juntavam para ajudar os moradores com construção de casas, pagamento de tratamento de pessoas doentes e distribuição de cestas básicas. Porém, isso não se sustentaria por muito tempo. Então, eles criaram a Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Comunidade de Chã de Jardim, a Adesco, em 2006.

Todos os moradores foram juntando esforços e trabalhando em prol da coletividade. Eles criaram uma fábrica de polpa de frutas, construíram um restaurante e passaram a explorar o turismo ecológico na mata.

A gente percebeu que poderia começar os trabalhos com turismo aqui na cidade e assim a gente poder não precisar ir para os grandes centros à procura de trabalho. O maior objetivo é permanecer aqui, viver aqui, vivendo do nosso trabalho sem precisar de assistencialismo”, explicou a presidente da associação, Luciana Balbino.

Serviços beneficiam 200 famílias

Atualmente, a comunidade tem cerca de 200 famílias e todas elas são beneficiadas direta ou indiretamente pelos trabalhos da Associação, que emprega 52 pessoas da comunidade.

A fábrica de polpa de frutas emprega 12 pessoas, e o Restaurante Rural Vó Maria, outras 19. Outras moradores da comunidade trabalham fazendo artesanato na folha de bananeira, nas trilhas ecológicas, desenvolvendo oficinas de viveirismo, camping e por aí vai.

Restaurante rural da comunidade Chã de Jardim

Polpa de suco da fruta produzida pelos moradores de Chã de Jardim

Até moradores de outras localidades lucram com a comunidade de Chã de Jardim. “Tem gente que fornece a galinha, que fornece a carne de bode, a carne de porco, as hortaliças, as frutas, Hoje, não envolve apenas a comunidade de Chã de Jardim, mas todas as pessoas do entorno”, explicou Luciana.

Artistas pintaram casas de moradores

A comunidade Chã de Jardim ganhou um colorido especial. Pintores e artistas de todo o país se juntaram para pintar as casas dos moradores. As casas ficaram lindíssimas, cada uma mais bela do que a outra.

“Os moradores estão empolgados, muito animados, muito felizes, de modo especial porque muitos nunca visitaram uma galeria de artes, nem conheciam isso e hoje eles têm quadros de pintores muito famosos expostos em suas casas. Alguns relataram que nunca tinham conseguido pintar as suas casas, e agora foram coloridas”, disse Luciana.

Casa de comunidade Chã de Jardim pintada por artistas

Casa de comunidade Chã de Jardim pintada por artistas

Casa de comunidade Chã de Jardim pintada por artistas

Participam do projeto os artistas Amanda Mello, Clóvis Júnior, Márci Bezerril, Dennis Mota, Perron Ramos, Eliana Chaves, Douglas Reis, Guilherme Mendicelli, Bruno Brito, Vespa e Walfredo de Brito. Tem gente da Paraíba, do Pará, Paraná, São Paulo, Amazonas, Minas Gerais e Pernambuco.

Eles percorrem o país levando arte a comunidades onde as pessoas não têm acesso a galerias ou museus. A iniciativa é dos artistas plásticos Guataçara Monteiro e João Paulo Pessoa.

Casa de comunidade Chã de Jardim pintada por artistas

Casa de comunidade Chã de Jardim pintada por artistas

Das paredes pintadas, vão surgir produtos que serão vendidos na Vila Empreendedora. “Muita alegria, muita felicidade no olhar de cada um, e uma esperança de dias melhores porque através desse projeto vamos fazer uma série de produtos para a sua manutenção. Chã de Jardim está em festa”, finalizou.

Veja mais fotos desse trabalho incrível:

Casa de comunidade Chã de Jardim pintada por artistas

Casa de comunidade Chã de Jardim pintada por artistas

Casa de comunidade Chã de Jardim pintada por artistas

Casa de comunidade Chã de Jardim pintada por artistas

Casa de comunidade Chã de Jardim pintada por artistas

Chã de Jardim pode ser um exemplo para muitos lugares. Parabéns, pessoal!







ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1410733 | Usuários Online: 5

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!