Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

RADIO SERENIDADE

    Mundo

Como Medellin cresceu e deixou de ser a mais violenta do mundo

Publicada em 25/03/16 as 16:53h por Só Notícia Boa - 318 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
Endeavor  (Foto: WEB RÁDIO DO BEM)
É possível virar o jogo, mesmo quanto tudo parece estar no fundo do poço. Medellin, na Colômbia, prova que sim.
Lá a desigualdade econômica e social diminuíram, o índice de homicídios caiu em 80% e os empreendedores vão aumentar o PIB do país em 2% já em 2016.
Nos anos 90, seus habitantes vivenciaram um ápice de violência urbana. Muito por conta dos conflitos com o narcotráfico, a média de homicídios chegava a quase 7 mil por ano.
Para reverter a situação, junto com o combate armado, chegavam também os educadores.
Enquanto a segurança se restaurava nos bairros mais perigosos, o impulso de projetos tecnológicos, pedagógicos e culturais despertava uma mentalidade empreendedora.
Duas décadas depois, Medellín recebeu, em 2013, o título de "Cidade Mais Inovadora do Planeta", segundo o Wall Street Journal e o Urban Land Institute.
Os resultados foram conseguidos com parcerias do governo com empresas e instituições que vêm fomentando a inovação e criando soluções para problemas clássicos da região.
Eles vão desde exemplos aparentemente simples como escada rolante na montanha, hortas comunitárias sustentáveis, teleféricos intermunicipais, enormes bibliotecas informatizadas e até… postes de luz de garrafa d'água.
Caminhos que levam Medellín a ganhar um novo nome internacional: dar adeus à capital da violência e ganhar o apelido de capital da inovação.
As inovações
Em 2010 um distrito que fica numa montanha, reduziu de 4 horas para apenas alguns minutos o tempo que os trabalhadores gastavam para de ir de casa para o trabalho: construiu uma escada rolante em alternativa ao transporte público.
A cidade construiu museus, bibliotecas e escolas nos bairros mais pobres, fazendo com que suas crianças tivessem acesso a uma educação de qualidade.
Os resultados dessas ações foram tão positivos que toda a comunidade iniciou uma campanha massiva, nas mídias sociais, para que Medellín ganhasse o prêmio de cidade mais inovadora.
Além do progresso na infraestrura  era preciso fomentar o empreendedorismo de alto impacto.
Em 2006, a organização Ruta N, começou a dar capacitação, conexões relevantes e outros recursos para empreendedores de áreas como negócios digitais, indústria criativa e digital e biotecnologia, além de criar uma sinergia entre empresas e a academia.
Nascia um complexo de inovação que já ajudou milhares de pessoas.
O Tecnoparque, uma aceleradora de inovação que desenvolve e fortalece ideias com grande potencial de receptibilidade, começou uma parceria com a Ruta N e a Endeavor Colombia.
Atualmente, o projeto está presente em 15 cidades da Colombia e os idealizadores querem mais expansão nos próximos anos.
Criar soluções e investir em inovações também contribuem no processo de melhoria do país.
O EmTech Colombia destaca as referências do país, como Camilo Herrera, da Un Litro de Luz. Ele foi reconhecido no ano passado na EmTech Colombia como um dos 10 grandes inovadores com menos de 35 anos de idade.
Camilo criou um negócio social que sintetiza bem o espírito inovador de Medellín. Usando uma bateria que armazena raios solares, o empreendedor Camilo Herrera permitiu levar energia a locais sem acesso a eletricidade, usando o mínimo de recursos.
Ajuda financeira
A Innpulsa é um banco criado em 2012 que também articula e fortalece personagens-chave para o desenvolvimento econômico da região.
O impacto do ecossistema gerado foi gigantesco, sobre todos os setores de Medellín.
As iniciativas citadas aqui são só algumas, mas a grande maioria delas se reúne no Congresso Global de Empreendedorismo (GEC) (que começou dia 14 de março).
Com informações do Endeavor 





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1398461 | Usuários Online: 8

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!