Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

RADIO SERENIDADE

    Mundo

Papa: a idolatria do dinheiro mata; Deus é o fundamento da existência

Publicada em 24/10/17 as 10:32h por Rádio Vaticano - 359 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Reprodução )

Cidade do Vaticano (RV) - O Papa começou a segunda-feira (23/10) celebrando a missa na capela da Casa Santa Marta.

Em sua homilia, Francisco comentou o Evangelho de Lucas, que propõe a parábola do homem rico cujo dinheiro "é o seu deus". Para o Papa, esta parábola nos leva a refletir sobre quanto é vão apoiar-se sobre os bens terrenos, destacando que o verdadeiro tesouro, ao invés, é a relação com o Senhor.

 

Diante da abundância da sua colheita, aquele homem não para: pensa em ampliar o próprio armazém e, "na sua fantasia", explica o Pontífice, a "prolongar a vida": isto é, aposta em "ter mais bens, até a náusea", não conhece "saciedade": entra naquele movimento do consumismo exasperado", denuncia o Papa.

"É Deus que coloca o limite a este apego ao dinheiro. Quando o homem se torna escravo do dinheiro. E esta não é fábula que Jesus inventa: esta é a realidade. É a realidade de hoje. É a realidade de hoje. Muitos homens que vivem para adorar o dinheiro, para fazer do dinheiro o próprio deus. Tantas pessoas que vivem somente para isto e a vida não tem sentido. 'Assim faz quem acumula tesouros para si - diz o Senhor - e não se enriquece junto a Deus': não sabem o que é enriquecer-se junto a Deus".

O Papa cita um episódio que aconteceu anos atrás na Argentina - "na outra diocese", como gosta de definir Buenos Aires -, quando um rico empresário, mesmo consciente de sua doença, decide comprar teimosamente uma mansão, bem sabendo que em pouco tempo deveria se apresentar "diante de Deus". E também hoje existem essas pessoas famintas de dinheiro e de bens terrenos, pessoas que tem "muitíssimo" diante de "crianças que não têm remédios, que não têm educação, que estão abandonadas": se trata "de uma idolatria que mata", que faz "sacrifícios humanos", denuncia Francisco sem meias palavras.

"Esta idolatria mata de fome muitas pessoas. Pensemos somente num caso: em 200 mil crianças rohingya nos campos para refugiados. Ali existem 800 mil pessoas. 200 mil são crianças. Mal têm o suficiente para comer, estão desnutridas, sem medicamentos. Também hoje isso acontece. Não é algo que o Senhor fala daqueles tempos: não. Hoje! E a nossa oração deve ser forte: Senhor, por favor, toca o coração dessas pessoas que adoram o deus, o deus dinheiro. Toca também o meu coração para que eu não caia nisso, que eu saiba ver".

Outra consequência, prossegue o Papa, é a guerra. Inclusive a guerra familiar:

"Todos nós sabemos o que acontece quando está em jogo uma herança: as famílias se dividem e acabam no ódio uma pela outra. O Senhor destaca com suavidade, no final: 'Quem não se enriquece junto a Deus'. Este é o único caminho. A riqueza, mas em Deus. E não é um desprezo pelo dinheiro, não. É justamente a cobiça, como Ele diz: a cobiça. Viver apegados ao deus dinheiro".

O Papa conclui explicando o motivo pelo qual nossa oração deve ser forte: rezemos para buscar em Deus o sólido fundamento da nossa existência. 






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1394752 | Usuários Online: 8

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!