Domingo, 23 de Setembro de 2018

Buscar   OK
Mundo

Publicada em 26/12/17 às 11:30h - 64 visualizações
Pesquisadores americanos criam caneta capaz de detectar o câncer em apenas 10 segundos

Razões para Acreditar - Gabriela Glette


 (Foto: Universidade do Texas )

Pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, anunciaram a criação de um dispositivo em formato de caneta que promete revolucionar o tratamento contra o câncer. O dispositivo consegue detectar tecidos cancerígenos com precisão de 96% em apenas 10 segundos ou 150 vezes mais rápido do que o método usado atualmente, e que têm uma eficácia de só 20% para certos tipos de câncer.

A caneta batizada de MasSpec visa ajudar os médicos a realizarem cirurgias com mais precisão, permitindo extrair apenas os tecidos que possuem células cancerígenas e, assim, diminuir a chance de reincidência da doença. A caneta já foi testada com sucesso em 253 pacientes humanos, conforme o estudo publicado no periódico Science Translational Medicine.

O funcionamento da caneta é relativamente simples: como as células do câncer têm um metabolismo diferente das células saudáveis, suas moléculas apresentam uma composição única, como se fossem a impressão digital da doença. A caneta identifica apenas essas células, comparando-as com tecidos cancerígenos listados em seu banco de dados.

"Sempre existiu uma maneira de oferecer ao paciente uma cirurgia mais precisa, mais rápida ou mais segura. É ela que iremos buscar", disse James Suliburk, um dos colaboradores do projeto, em entrevista para o site da universidade. "Essa tecnologia faz todos os três. Ela permite que sejamos muito mais precisos na hora de escolher aquilo que iremos remover - e qual parte é para ser deixado no lugar."

A novidade tem previsão para chegar às mãos dos cirurgiões no ano que vem. Curioso para saber mais sobre a MasSpec? Dá o play no vídeo abaixado divulgado pela Universidade do Texas:

 

Com informações da revista Superinteressante




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Hora Certa
No Ar
ALVORADA COM MARIA
Peça sua Música

  • Magno de Oliveira Monteiro
    Cidade: Aracati
    Música: Magno Oliveira - Meu mundo e nada mais (ao vivo na música do bem)
  • Z Nunes
    Cidade: Aracati
    Música: Interfone - Cícero Rosa
  • Z Nunes
    Cidade: Aracati
    Música: Volta - O Terno
  • Perciliana
    Cidade: Virginia
    Música: Para não ferir ninguem Pe. Zezinho
  • José Americo
    Cidade: São Bernardo do Campo
    Música: Céu de Santo Amaro
  • José Americo
    Cidade: São Bernardo do Campo
    Música: Paula e Bebeto
Publicidade Lateral
Estatísticas
Visitas: 374962 Usuários Online: 23


Bate Papo

Digite seu NOME:


Parceiros






Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta.
Copyright (c) 2018 - WEB RÁDIO DO BEM - Todos os direitos reservados