Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

BEM RAIZ

    Mundo

Engenheiro cria biscoito nutritivo que elimina a anemia infantil em um mês

Publicada em 04/02/20 as 08:53h por Gabriel Pietro - Razões para Acreditar - 539 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Correo/Fotos: Reprodução)

Um engenheiro agrônomo peruano desenvolveu um biscoito com alto teor de ferro criado para acabar com a anemia infantil em no máximo um mês. Além de super nutritivo, o biscoito é saboroso, disponível em dois sabores: baunilha e cacau.

A anemia infantil é um problema de longa data no Peru. Atualmente, 4 em cada 10 crianças com menos de três anos têm anemia.

Batizado de Nutri Hierro (“Nutri Ferro”, em tradução livre), o “biscoito anti-anêmico” foi criado por Julio Garay, engenheiro agrônomo de Ayacucho, um dos departamentos (estados) com os maiores índices de anemia do Peru.

Engenheiro peruano cria biscoito elimina anemia infantil

O biscoito é fruto do trabalho de conclusão de curso de Julio na Universidade Nacional de San Cristóbal de Huamanga (UNSCH), onde ele estudou graças ao Projeto Beca 18, programa social de bolsas universitárias para jovens peruanos de baixa renda.

“Meu sonho é ser capaz de reduzir a anemia em Ayacucho e em outras regiões”, disse Julio à Agência Efe na pequena fábrica onde começou a produzir seus ‘cookies’.

Engenheiro peruano cria biscoito elimina anemia infantil

De acordo com o jovem engenheiro, os biscoitos, se consumidos com a regularidade que se propõe, são capazes de eliminar a anemia das crianças em apenas um mês.

Esse foi o resultado de diferentes testes realizados em sete municípios do departamento de Ayacucho, tanto na área urbana quanto na zona rural, especialmente, onde a anemia infantil atinge mais de 50% das crianças.

Engenheiro peruano cria biscoito elimina anemia infantil

“Imaginei que teria resultados em três meses, mas em apenas um mês a quantidade de hemoglobina havia aumentado nas crianças “, disse Julio, que tem 25 anos.

Leia tambémPrograma acaba com desnutrição de mais de 60 mil crianças

Um dos testes foi realizado na aldeia de Patibamba, onde algumas crianças com anemia foram alimentadas diariamente pela manhã com quatro biscoitos Nutri Hierro. Após 30 dias, o nível de hemoglobina delas aumentou consideravelmente ​​(para 12 gramas por decilitro de sangue, considerado normal).

Engenheiro peruano cria biscoito elimina anemia infantil

“Fiquei realmente surpreso”, disse o médico Diego Flores, responsável pelo posto de saúde local de Patibamba. Ele checou todas as crianças beneficiadas pelo programa, atestando sua autenticidade.

“Embora a hemoglobina possa ser normalizada em quatro semanas com tratamento convencional, os biscoitos, por si só, aumentaram esses valores para níveis mais altos do que o esperado”, disse o médico.

O médico enfatizou que, para que o tratamento seja totalmente eficaz, ele deve ser prolongado por pelo menos mais seis meses, para que as crianças recuperem seus estoques de ferritina.

Engenheiro peruano cria biscoito elimina anemia infantil

“Isso pode mudar o futuro de um país inteiro. Superar a anemia, especialmente em crianças menores de dois anos, é muito importante para o Peru, porque um país nutrido, sem anemia, é verdadeiramente mais próspero”, acrescentou.

A dona de casa María Quispe, mãe de uma menina de dois anos com anemia, disse que o produto “é excelente”. “Vejo que as crianças gostam e se sentem bem, com energia suficiente para o dia a dia”, destaca.






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1411227 | Usuários Online: 35

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!