Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

TOCA TUDO

    Brasil

Primeiro grupo de alunos de cotas se forma em tradicional curso da USP

Publicada em 05/02/23 as 10:39h por Só Notícia Boa - Renata Giraldi - 45 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: reprodução / Instagram)

Que vitória! 35 alunos, filhos de faxineiras, garis, pedreiros e donas de casa se formaram com cotas étnico-raciais da tradicional Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP).

Foi a primeira vez que uma turma de cotas, com a sensação inicial de não pertencimento à faculdade, alcançou a formatura. Uma mulher trans também faz parte do grupo: Victória Dandara Toth.

“A 191ª Turma da Faculdade de Direito da USP (Largo de São Francisco), a primeira de cotistas étnico-raciais da história de uma instituição com quase 200 anos de história, concluiu os seus estudos”, escreveu o Centro Acadêmico XI de Agosto, no Instagram.

A comemoração

Victória Dandara Toth fez a leitura de compromissos pelos alunos. Orador da Turma, Marcelo Beck, lembrou dos conselhos do ex-ministro e professor emérito da Casa Eros Grau, na aula magna de recepção aos alunos.

“O professor disse de maneira categórica que a São Francisco não se tratava de uma faculdade de Justiça, mas sim uma faculdade de Direito. Foi a primeira surpresa de muitos nós, calouros, esperançosos em mudarmos a sociedade que vivemos. Tivemos logo de assimilar que Direito e Justiça estão longe de ser sinônimos”, relatou.

“Vocês são o exemplo vivo de que podemos construir sociedade muito melhor e de que o Direito pode ser ferramenta decisiva desse processo”, disse o diretor da Faculdade de Direito,  Celso Fernandes Campilongo.

Emocionado, o professor acrescentou que: “Foram anos bem-vividos e inesquecíveis”.

O professor Bueno de Godoy ressaltou o significado da vitória: “Parabéns pela conquista, que em dúvida os abaliza a tantas outras que virão, sempre pelo esforço, pelo comprometimento e pela dedicação – como até aqui demonstraram – mas ainda pela formação sólida, geral e plural que hora forma seu cabedal.”

Defesa dos vulneráveis

Dos mais de 315 formandos, 75 são cotistas, sendo destes 35 pela reserva de vagas para PPIs.

Paraninfa do período noturno, Mariângela Magalhães destacou que o bacharel de Direito traz em si a responsabilidade pela defesa dos vulneráveis, aos mais pobres, aos excluídos.

“Afinal de contas, como não acreditar no potencial dessa turma que simboliza a enorme revolução que se dá dentro da Faculdade, e extravasa para fora de seus muros? Como não acreditar na turma que, ciente das diferenças sociais existentes entre os colegas, não mediu esforços para que ninguém ficasse para trás?”, disse.

É a  191º turma, mas a primeira após a tradicional instituição de ensino permitir o ingresso de alunos por meio do sistema de cotas raciais e de escola pública.

Com a lei de cotas, a USP conseguiu quadruplicar o número de estudantes de graduação que se declaram pretos, pardos ou indígenas entre 2010 e 2019.

Lei de Cotas

Sancionada em 2012, a Lei de Cotas determina a reserva de 50% das vagas de universidades e institutos federais de ensino superior a estudantes de escolas públicas.

A reserva garante vagas a alunos de baixa renda, além de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

A USP adota a reserva de vagas para alunos de escolas públicas e autodeclarados pretos, partos e indígenas nos cursos de graduação desde o vestibular de 2016.

Em 2018, o Conselho Universitário aprovou a reserva de vagas para estudantes oriundos de escolas públicas.

“Cotas, diversidade, pluralismo, pertencimento e defesa da democracia marcam formatura festiva da Turma 191”- Foto: Rudi Silva / UOON Plataforma Digital

Com informações da Faculdade de Direito da USP, e  Centro Acadêmico XI de agosto

Espalhe notícia boa!





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1403657 | Usuários Online: 29

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!