Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

RADIO SERENIDADE

    Brasil

Ex-faxineira de 56 faz Biologia na Unesp e quer ser pesquisadora. Viva!

Publicada em 03/06/23 as 11:17h por Só Notícia Boa - Renata Giraldi - 26 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Reprodução/TV Unesp.)

Ex-faxineira Maria Helena Rosa, de 56 anos, deixou a escola ainda criança para ajudar o pai lavrador e a mãe dona de casa. Determinada, aos 50 anos voltou para sala de aula. Agora no  terceiro ano de Biologia na Universidade Estadual Paulista, em Bauru (SP), faz planos para ser pesquisadora!

Maria Helena conseguiu o que parecia impossível, correr atrás de atraso por anos sem estudar em pouquíssimo tempo e ser aprovada numa universidade pública. Com um detalhe: trabalhando 8 horas por dia em serviços gerais na universidade em que estuda.

“Gosto muito do meu trabalho e estou amando o curso que escolhi”, disse a universitária. Por mais, Marias Helenas!

Persistir sempre, desistir jamais

Em 2011, Maria Helena trabalhava na Unesp e ali, retomou a vontade de retornar à sala de aula. O lema dela é “persistir sempre, desistir jamais”.

Com incentivo dos colegas, fez parte do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), concluiu o supletivo e partiu para o cursinho para enfrentar o vestibular.

“Foi um período muito bom. Aprendi muita coisa no cursinho e fiz muitos amigos. Na época, eu trabalhava das 6h30 às 15h30 e, após o final do expediente, seguia para as aulas”, disse.

Na segunda tentativa, Maria Helena foi aprovada para o sonhado curso de Biologia. Ela será a primeira dos irmãos a concluir os estudos básicos e a ingressar na universidade.

Maria Helena é tão apaixonada pela vida acadêmica que está determinada a prosseguir os estudos para ser pesquisadora.

“Eu gosto muito da pesquisa, das aulas no laboratório e das atividades em grupo.”

Esforço, luta e determinação

Relembrando a história de vida, Maria Helena disse que se viu obrigada a parar os estudos para ajudar nas despesas de casa, uma vez que o pai sofria de Doença de Chagas e fazia tratamento de saúde.

“Perdi muitas vezes o ano letivo. Meu pai era lavrador e a gente precisava mudar muitas vezes de cidade e devido a isso, precisei interromper muitas vezes os estudos”, conta.

Com o salário que recebia no comércio local, Maria Helena ajudou a criar os irmãos mais novos. Adulta, teve dois filhos Wesley Rosa, que tem 37 anos, formado em engenharia mecatrônica, e de Edilaine, 35 anos, formada em pedagogia.

Maria Helena conseguiu a vaga na universidade em que trabalhou por tanto tempo. Ele passou no vestibular depois de um cursilho popular oferecido pela Unesp. Foto: Reprodução/TV EM.

Maria Helena conseguiu a vaga na universidade em que trabalhou por tanto tempo. Ele passou no vestibular depois de um cursilho popular oferecido pela Unesp. Foto: Reprodução/TV EM.

Com informações do O Estado de S. Paulo

Espalhe notícia boa!





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1386990 | Usuários Online: 1

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!