Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

RADIO SERENIDADE

    Brasil

ESCOLA MARIA CLEMENTE DA SILVA, valorizando o diálogo

Uma Escola que entende o valor da união

Publicada em 04/02/17 as 10:09h por Francisco Sena Garcia - 884 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Valéria Carvalho)







Como bem diz a famosa canção "TODO ARTISTA TEM DE IR AONDE O POVO ESTÁ" e os Artistas da Educação da Escola Maria Clemente da Silva que fica na região do SERTÃO DE FORA, na comunidade de MEDEIROS, tendo a frente a sua COORDENADORA Marcianita Bernardo Silvestre esteve durante o dia 03 de Fevereiro, o último dia útil antes do retorno ao ano letivo de 2017 visitando todas as comunidades que tem alunos matriculados na Escola com uma equipe de educadores, cujos, mais do que a qualidade necessária para a missão de educar, são possuidores de valores humanos, os quais, dão ainda mais dignidade a docência.

O dia começou com uma ORAÇÃO, onde toda a Escola, Gestora, Professores e Servidores de mãos dadas rezaram ao DEUS AMOR pedindo PAZ e HARMONIA para este ano e que tivessem as condições necessárias para realizar o que fora planejado como METAS durante a Jornada Pedagógica de duas semanas.

A partir dali a equipe seguiu em dois veículos para as visitas.

A primeira comunidade visitada foi Lagoa do Arroz que fica a margem direita da BR 304 e que tem muitos alunos matriculados na Escola. Foi lindo ali chegar e encontrarmos pais e alunos em um clima de fraternidade e carinho, fato este que já foi a mais bela de todas as acolhidas.

Ali, em um belo prédio público onde funcionava a Escola e hoje funciona uma turma de EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS tivemos um momento lindo envolvendo os presentes. A Diretora pediu que fizéssemos uma oração inicial, cuja, ali foi mencionada uma senhora muito querida, a Dona Lucineide,  que tinha feito sua viagem de retorno a Casa Paterna, momento de emoção junto a comunidade. Após sua fala inicial pediu aos professores que se apresentassem com suas respectivas turmas, em seguida fez uma série de ponderações sobre a Escola para este ano letivo passando depois para ouvir os pais e alunos presentes.

Um momento de riqueza imensa foi o depoimento dos alunos da Educação de Jovens e Adultos presentes, cujos, em 2016 começaram uma turma com 21 alunos e hoje tem 18 destes ansiosos pelo retorno das aulas. Um índice altíssimo de presença para a Educação de Jovens e Adultos, dado a delicadeza deste tema.

Depois de todos os avisos, esclarecimentos, encontros e reencontros era o momento de partir para o próximo destino.

E assim a equipe chegou em Samburão, comunidade rural que fica bem próximo da BR 304, lá outro número significativo de pais, mães e alunos esperavam pela Escola e sua comitiva. Foi mantido o mesmo roteiro do encontro de horas atrás e mais uma vez tivemos pedido dos presentes para que abríssemos uma Sala de Educação de Jovens e Adultos com alunos da localidade, pois, até então só estava aberta uma turma com alunos da JACAJU.

Dali, era seguir viagem e chegar na comunidade do PAU MOCÓ, hoje para os moradores apenas MOCÓ, onde na casa da professora Bernadete em um espetacular alpendre, quase ao meio-dia, encontramos um número muito bom de pais e mães. Confesso que foi a primeira vez em 30 anos andando os caminhos da Educação que fiz um encontro com pais ao meio-dia. E, bom que se diga, um excelente encontro. De especial neste momento a preocupação das mães com as crianças do MATERNAL e do PRÉ, em virtude do tamanho delas e da necessidade do uso de transporte escolar. Foi lindo ver a alegria de todas ao saber que a GESTÃO ATUAL - UNIÃO, AMOR e TRABALHO está disponibilizando em cada TRANSPORTE ESCOLAR um CUIDADOR para ser presença ativa junto a estas crianças maravilhosas.

Após o encontro, era hora do ALMOÇO, a anfitriã Bernadete preparou colocando alma e amor em cada um dos ingredientes um verdadeiro banquete para os educadores, cujos, fortalecidos o corpo e ainda mais a alma de tantas coisas belas e bonitas ouvidas, estavam prontos para as futuras viagens.

Não estava no roteiro uma visita a Fazenda JACAJU, porém, depois de telefonemas dos pais pedindo que a Escola fosse até eles, não tinha como deixar de ir e assim foi feito. Ali chegando muitos pais já nos esperavam na Escola Tancredo Neves para um diálogo sobre o TRANSPORTE ESCOLAR, cujo, para eles não estaria adequado, dado o número de 22 crianças, dentre estas duas crianças especiais que teriam de sair muito cedo de suas casas e retornar bem mais tarde que no ano anterior. A Escola mais uma vez ouviu as demandas, sentiu a preocupação, e como tem feito sempre demonstrou o desejo de junto com a Secretaria Municipal de Educação de Beberibe, resolver essa questão. Uma das mães durante o encontro telefonou para o Vice Prefeito de Beberibe o Sr. Tharsio que atendeu a ligação, manteve um diálogo e prometeu em tempo oportuno receber as mães daquela comunidade na SEDE do município para juntos de uma forma definitiva buscar resolução para esta situação. O que alegrou as mães e deu-lhes uma nova esperança para que seus filhos, em especial, as crianças sejam contempladas.

Dado a ida a Fazenda JACAJU que não estava no roteiro a Escola chegou com algum atraso a comunidade de Baixa dos Lucas, onde fora como nas vezes anteriores acolhida com alegria, ali, os pais mais uma vez celebraram com festa  a presença da CUIDADORA das crianças no TRANSPORTE ESCOLAR.

Faltava apenas a comunidade de MEDEIROS, o local onde fica a Escola Maria Clemente, era o retorno para casa, porém, não era um retorno comum, ali voltavam homens e mulheres felizes com a consciência do DEVER CUMPRIDO e com uma certeza que a UNIÃO desta equipe em prol dos planejamentos efetuados durante a Jornada Pedagógica de 2017 fará com que a Escola Maria Clemente da Silva de MEDEIROS que hoje encontra-se entre as 10 melhores escolas em resultados do município de BEBERIBE busca ao término deste ano letivo melhorar este resultado e aprofundar de uma forma sistemática a relação FAMÍLIA e ESCOLA.

Que o DEUS AMOR, Aquele que logo nas primeiras horas da manhã fora convidado a estar entre nós, possa ser permanência constante durante este ano e que possa a cada um, em especial, os nossos alunos, motivos da nossa existência enquanto educadores ser portador de SONHOS POSSÍVEIS e muitas bênçãos.







ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1410863 | Usuários Online: 2

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!