Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

RADIO SERENIDADE

    Brasil

ESCOLA MARIA CLEMENTE DA SILVA REALIZA O I FESTIVAL DO FOLCLORE.

Publicada em 26/08/17 as 07:22h por Francisco Sena Garcia - 595 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Uma viagem através do Folclore Brasileiro.)

Alguns homens vêem as coisas como são, e dizem Por quê? Eu sonho com as coisas que nunca foram e digo Por que não?

(George Bernard Shaw) 

A sabedoria acima tomou posse da comunidade educativa da Escola Maria Clemente da Silva, no seu primeiro planejamento coletivo para o segundo semestre do ano de 2017 ficou decidido que seria realizado o I Festival do Folclore, era uma necessidade para tentar minorar as tristezas de não ter realizado a Festa Junina em decorrência de três mortes de pessoas das comunidades que fazem a Escola. A Escola Maria Clemente é uma Escola totalmente Família. Medeiros, local onde está inserida, Samburão, Mocó, Lagoa do Arroz, Baixa dos Lucas e Fazenda JACAJU todas comunidades rurais do sertão de Beberibe acabam se tornando uma coisa só: ESCOLA MARIA CLEMENTE DA SILVA. Assim a alegria de um é alegria de todos e tristeza de um, também.

O grande professor Celso Antunes em seu livro MARINHEIROS e PROFESSORES escreveu que "ensinar transformou-se em atividade mágica que nivela verdadeiros mestres a artífices de novos tempos. Construir pessoas é até mais importante que fazê-las."

A Escola Maria Clemente da Silva acredita nisso e procura vivenciar em sua prática pedagógica. Ela compreende a sua responsabilidade enquanto Escola de educar através de conteúdos, rotinas, avaliações e outras situações típicas de uma Escola, porém, ainda no espírito do professor acima mencionado ela leva a sério o que ele escreve quando diz que "Infelizmente poucos sabem que a verdadeira aula consiste em ensinar a aprender, treinar a atenção, desenvolver habilidades, fazer do conteúdo um instrumento para a descoberta de soluções novas. A sociedade brasileira, com raras exceções, ainda não descobriu que, se existem aulas que não levam ninguém a lugar algum, existem outras que constroem o ser humano e exploram toda incrível potencialidade de suas múltiplas inteligências. A verdadeira aula é um nobre ato. O ato pedagógico é o ato do amor."

Assim foi idealizado o I Festival do Folclore, como um verdadeiro ato de amor.

Eis que chegou o grande dia.

Tudo o que você quisesse que tinha, tinha.

Tinha bonecos cabeçudos do Mestre Hélio abrindo o Festival? Tinha!

Tinha as crianças da educação infantil com máscaras de personagens do Folclore Brasileiro? Tinha.

Tinha as crianças do Fundamental I apresentando lindas danças com lindos figurinos da nossa cultura e do nosso Folclore? Tinha.

Tinha o bom e genuíno Forró pé-de-serra sendo dançado com maestria? Tinha.

Tinha a animação característica do Frevo? Tinha.

Tinha a dança do Boi Bumbá? Tinha.

Tinha o sempre belo Carimbó? Tinha.

Tinha um lindo painel com a marca do evento feito por professores? Tinha.

Tinha a famosa barraca de comidas típicas? Tinha.

Tinha imagens das lendas do Folclore decorando o ambiente? Tinha.

Ali estavam também alguns convidados especiais, um grupo de crianças e adolescentes da vizinha cidade de Aracati que fazem parte do Projeto Som da Vila que foram apresentar canções do grande e inesquecível Rei do Baião, o eterno Luiz Gonzaga.

O I Festival do Folclore da Escola Maria Clemente da Silva teve a honra de receber duas apresentações que estavam dias atrás no FESTIVAL POVOS DO MAR que é realizado pelo Departamento Regional do SESC-CE na Praia de Iparana, certamente o maior Festival nesse gênero no país, e eis que nessa noite de festa, eles estavam ali, a nossa frente para alegrarem ao nosso povo sertanejo.

O MAR ENCONTROU O SERTÃO.

Primeiro com o Coco de Praia da Praia dos Esteves que com o Mestre Marciano e seus brincantes deram uma verdadeira demonstração da alegria, ginga e arte da cultura praiana.

Para fechar de uma forma magistral o I Festival de Folclore da Escola Maria Clemente da Silva foi a vez da Caninha Verde da Praia de Quixaba da Mestre de Cultura Maria Felipe. Um verdadeiro espetáculo, lindos figurinos, lindas canções, interpretações magníficas, tudo perfeito.

Ali se encerravam as apresentações.

Era a hora dos agradecimentos, onde aquela que recebeu a missão de liderar a equipe de trabalho da Escola Maria Clemente da Silva, a professora Marcianita, fez questão de agradecer a todos os presentes, a cada um dos que trabalham na Escola pela dedicação que tiveram para que esse Festival acontecesse, aos grupos que vieram se apresentar, aos motoristas do transporte escolar que de uma forma linda conduziram pais e alunos, enfim, a todos.

Ali, diante da Igrejinha de São Francisco, diante de todos os presentes ficou acertado que sempre na última SEXTA-FEIRA do mês de Agosto de cada ano será realizado o FESTIVAL DO FOLCLORE.

Que venha o segundo, o terceiro e muitos outros.

O Secretário de Cultura do Estado do Ceará que de uma forma linda encorajou a Escola a realizar este I Festival do Folclore já encoraja a mesma a participar dos EDITAIS da Secretaria de Cultura, outros agentes da CULTURA do ESTADO DO CEARÁ estão prontos para unirem forças para que esse Festival venha a fazer parte das Festas do nosso Sertão.

Quem sabe está nesse I Festival do Folclore realizado pela Escola Maria Clemente da Silva o embrião de algo bem maior para animar as nossas comunidades tão carentes de Arte, Cultura Popular e Sonhos.

Por falar em SONHOS, vamos terminar com CERVANTES. 

"Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade."

A Escola Maria Clemente da Silva de Medeiros - Beberibe-CE sonha em mutirão sempre esperando outros que desejem sonhar também.

(Aos que desejarem ver vídeos das DANÇAS APRESENTADAS eles estão disponível no seguinte endereço: https://www.facebook.com/radiodobem2013/ 






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1407577 | Usuários Online: 12

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!