Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

RADIO SERENIDADE

    Brasil

ESCOLA SÃO BERNARDO comemora 70 anos de existência

Do sonho de Raimundo Bernardo a bela realidade dos dias atuais.

Publicada em 01/10/17 as 08:57h por Francisco Sena Garcia - 524 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: reprodução / Facebook )

"Deus quer, o homem sonha a obra nasce". 

Alguns chegam ao planeta azul e se deixam levar pelo determinismo que faz com que os dias pareçam iguais e a vida sempre a mesma rotina, porém, existem os ousados, utópicos, sonhadores que não se contentam com o que encontram e cheios de determinação e entusiasmo dedicam-se a transformar as dificuldades e durezas da vida em bênçãos e dádivas para espalhar com todos que por essas bênçãos possam ser atingidos.

Assim era e continua sendo em nossa memória afetiva o Senhor Raimundo Bernardo do Nascimento.

Ele, como tantos outros filhos do sertão de Beberibe, um simples agricultor, porém em seus roçados não cresciam apenas milho, feijão e mandioca, ali cresciam sonhos e sonhos bons. Crescia o belo sonho de uma Escola. Os filhos dele precisavam aprender, estudar, desenvolver aptidões, descobrir outras certezas que não simplesmente aquelas de acordar ao som do canto do galo para a lida do campo e dormir logo após o sol deitar no horizonte e surgirem as primeiras estrelas a brilhar na noite nem sempre enluarada.

E, como todos que são determinados ele foi à luta, existia um espaço que poderia ser um local onde as crianças aprendessem, porém, não se faz escola apenas com o prédio, escola precisa de professora e, com a sabedoria dos que nascem para marcar uma existência ele saiu a procurar e logo encontrou uma jovem menina, porém prendada, a filha do Antônio Barros Vieira da comunidade vizinha de AROEIRAS, ela havia estudado na Escola Barão de Aracati, conhecia as letras, era moça de família, e, tinha todas as qualificações necessárias para que ele confiasse a ela o ensino dos seus filhos e dos filhos dos seus parentes e amigos.

O senhor Geraldo Benvindo e a senhora Mariquinha, esposa amada do Senhor Raimundo Bernardo foram buscar a professora Mundinha na casa de seus pais em Aroeiras em um Domingo, 02 de Fevereiro de 1947.

Ali, naquela casa abençoada, até hoje lembrada pelo pé de benjamim frondoso existente, no dia seguinte 03 de Fevereiro de 1947, a professora Mundinha e o Senhor Raimundo Bernardo plantavam a semente da Escola São Bernardo, nome sugerido pela professora ao visionário agricultor como uma maneira de valorizar o sobrenome da família tradicional de Forquilha.  

A árvore inesquecível, aos Domingos era o local do catecismo das crianças, onde aos poucos quase toda a comunidade passou a freqüentar.

Interessante ressaltar que no ano de 1947 a comunidade de Forquilha ainda pertencia ao município de Cascavel, o município de Beberibe só veio a emancipar-se depois.

A professora Mundinha  permaneceu 8 anos trabalhando como professora naquele local de alegrias e aprendizagens.

Saltamos a linha do tempo e chegamos ao ano de 2017, agora a Escola São Bernardo já não é apenas uma casa aconchegante com um pé de benjamim onde eram feitos os recreios e uma professora dedicada, hoje a Escola São Bernardo já septuagenária é uma linda Escola, um local onde se faz educação de qualidade com uma equipe extremamente qualificada a ver pelos belos resultados alcançados nos índices de educação do município de Beberibe e pelas conquistas recentes em projetos desenvolvidos.

Hoje a Escola São Bernardo em Forquilha tem Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e ainda cede o prédio para um anexo da Escola Francisca Moreira de Souza de Ensino Médio.

Conta com um belo laboratório de Informática, uma Biblioteca aberta à comunidade de Forquilha e muitas outras ações que ali, fazendo valer o sonho do seu fundador emanam saberes para a comunidade de Forquilha e outras comunidades adjacentes.

Nestes 70 anos de existência muitos servidores, professores e diretores por ali passaram, cada um deles procurou dedicar o seu serviço em manter a escola com a grandeza que hoje traz consigo.

Quis o Criador que em seu aniversário de 70 anos estivesse o núcleo gestor composto pelo professor RENATO na Coordenação e a professora  ELZANIR como Diretora, os quais, com o apoio de toda comunidade educativa e com a presença de todos os filhos do Senhor Raimundo Bernardo e Dona Mariquinha (exceto uma que já está no plano espiritual), na tarde/noite de ontem (30/09) realizassem uma linda festa para celebrar uma longa caminhada carregada de realizações.

A bela celebração que ali aconteceu, com a presença do Prefeito municipal de Beberibe Padre Pedro da Cunha, do presidente da Câmara de Vereadores, Sr. Eduardo Lima, de outras pessoas que acompanhavam a comitiva, professores, alunos, ex-alunos, ex-diretores e em especial do povo do Distrito de Forquilha simbolizou que o sonho do patriarca da Família Bernardo tornou-se uma bela realidade. 

Vida longa a Escola São Bernardo! 

Elevamos a Deus a nossa prece de agradecimento ao Senhor Raimundo Bernardo que agora habita a pátria espiritual pela sua visão ousada e acima de tudo pela sua determinação em plantar essa pequenina semente que de tão bem regada, cresceu e hoje produz belos e saborosos frutos. 






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1410849 | Usuários Online: 12

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!