Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

RADIO SERENIDADE

    Brasil

Novo tratamento com células-tronco pode restaurar alguns tipos de cegueira

Publicada em 03/05/18 as 08:25h por Razões para Acreditar - 316 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Reprodução)

Estudo inédito comprova que, em breve, células-tronco embrionárias poderão ser usadas no tratamento da degeneração macular, doença relacionada à idade que pode levar as pessoas à cegueira. A equipe, composta por pesquisadores britânicos e americanos, utilizou células-tronco humanas para criar um novo tecido com células de retina e, depois realizaram um transplante de retina.

Duas pessoas que tiveram uma severa perda de visão devido a essa doença, se voluntariaram para a pesquisa e depois de terem sido transplantadas, voltaram a ler, mesmo que com alguma dificuldade - o que já é um grande avanço, já que antes eles já não estavam mais conseguindo.

O dano causado à retina pode matar as células sensíveis à luz, levando as pessoas à cegueira. Esta degeneração pode causar um ponto cego ou borrar a visão das pessoas, por causa de vasos sanguíneos anormais que vazam fluidos para o olho, causando danos a uma camada de células chamada epitélio pigmentar da retina (EPR).

As células-tronco embrionárias são extremamente versáteis e podem ser usadas para substituir diferentes tecidos do corpo humano, assim como membros e órgãos. A questão é que elas devem ser usadas com muito cuidado e somente a partir de muitos testes, para que não cause o efeito contrário, quando o corpo começa a dar uma resposta autoimune, rejeitando essas células, provocando o câncer.

Entretanto, o cenário é otimista e o especialista em células-tronco, Dusko Ilic, do King's College de Londres, afirma que este estudo é bastante encorajador e reduziu suas preocupações em torno das terapias baseadas em células-tronco.

Os cientistas envolvidos nesta pesquisa acreditam que o olho seja um local promissor para o transplante, pois ele possui uma barreira ocular sanguínea com uma resposta imunológica mais fraca, o que diminui as chances de rejeição.

Acredita-se que, em pouco tempo, a pesquisa será concluída e nós estamos torcendo para que dê certo!

Com informações de Good News Network






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1407542 | Usuários Online: 9

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!