Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

VENTO ARACATI

    Mundo

Idoso de 69 anos com paralisia trabalha todos os dias para retirar lixo de rio perto de sua casa

Publicada em 17/01/22 as 10:57h por Razóes para Acreditar - Gabriel Pietro - 74 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Nandu Ks with Rjappan)

Faz cerca de 20 anos que o indiano N.S. Rajappan, 69, encontrou no rio próximo à sua casa um novo propósito de vida.

Todos os dias, antes mesmo do Sol nascer, o idoso, que é paralítico, rasteja até seu barco para ficar até o anoitecer fazendo aquilo que mais gosta: contribuir na despoluição do rio Meenachil, no Estado de Kerala, que passa ao lado de sua casa e tem garantido água para a família de Rajappan desde que ele era criança.

Quando pequeno o indiano contraiu poliomielite, que lhe deixou com sequelas permanentes, como a paralisia, a perda da força muscular e dos reflexos.

Durante boa parte de sua vida, Rajappan sofreu por ser subestimado nos trabalhos que conseguia, devido à condição física. Felizmente, na coleta de lixo, sobretudo garrafas plásticas encontradas no rio, ele encontrou uma atividade que lhe dá prazer e lhe agrada.

Idoso de 69 anos com paralisia trabalha todos os dias para retirar lixo de rio perto de sua casa


Todos os resíduos coletados na água são limpos, secos e preparados para a reciclagem na casa do idoso. Cerca de uma vez por mês, um órgão ambiental local passa no vilarejo para coletar os recicláveis.

No ano passado, o trabalho voluntário de Rajappan se tornou reconhecido internacionalmente graças ao fotógrafo Nandu Ks, que fez um registro e o compartilhou no Facebook.

Com a ampla repercussão da imagem, o indiano pôde realizar o maior sonho que tinha na vida: ampliar o impacto positivo que causava por meio de seu trabalho como catador.

Idoso de 69 anos com paralisia trabalha todos os dias para retirar lixo de rio perto de sua casa

Com a ajuda de doações do mundo inteiro, ele ganhou um barco maior para coletar ainda mais recicláveis no dia a dia.

Antes, em seu antigo barco rural, cabiam apenas 4 sacos de plástico por viagem.

A história de vida de Rajappan é uma verdadeira lição de inspiração e autoconsciência para as pessoas que tiveram o privilégio de conhecer seu trabalho.

Meses depois de sua foto viralizar, o indiano também ganhou uma cadeira de rodas motorizada e tem recebido acompanhamento médico para sua paralisia.

No prêmio “Shining World Awards”, realizado anualmente, Rajappan foi reconhecido na categoria “Proteção da Terra”, concedida pelo governo de Taiwan e entregue pela filantropa ‘Suprema Mestra Ching Hai’.

E mais: o catador de recicláveis ganhou US$ 10 mil (740 mil rúpias indianas) por seus esforços à conservação do meio ambiente, que ele pretende utilizar para reconstruir sua casa no vilarejo onde mora, destruída parcialmente por uma enchente.






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1413050 | Usuários Online: 12

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!