Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

SINTONIA SESC SENAC

    Mundo

Cientistas criam aparelho que extrai água até mesmo do ar do deserto

Publicada em 26/03/18 as 14:18h por Razões para Acreditar - 280 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: reprodução vídeo Youtube / UC Berkeley)

E mais uma vez, viva a tecnologia! Isso porque, cientistas e pesquisadores do MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts e da Universidade de Berkeley, na Califórnia - EUA, criaram um dispositivo capaz de extrair água do ar, mesmo em regiões extremamente secas, como os desertos.

O melhor de tudo é que o MOF - Metal-organic framework (Moldura "metal-orgânica") funciona a partir de uma mistura de partes orgânicas e de íons de metal e não precisa estar ligado a nenhuma fonte de energia, sendo totalmente passivo. Através de uma grande superfície de contato, ele é capaz de "prender" as moléculas de água do ar.

O funcionamento é mais ou menos esse: durante à noite, ele captura as moléculas de água presentes no ar, para então de dia, poder liberá-las para o reservatório usando a luz solar. Segundo teste feito no Arizona, uma das regiões mais secas dos Estados Unidos onde a umidade do ar é de apenas 10%, o MOF foi capaz de coletar 250 ml de água por quilo, ao longo de um dia.

Além do mais, este aparelho quase não oferece manutenção, dificilmente quebra e não deixa nenhum tipo de impureza na água coletada. A água coletada pode ser usada na agricultura ou até mesmo para outros usos.

Evelyn Wang, que é uma das principais pesquisadoras envolvidas no projeto, o próximo passo é aperfeiçoar ainda mais o aparelho para que ele possa ser mais eficiente: "Esperamos ter um sistema capaz de produzir litros de água" A ideia, é justamente usá-lo para abastecer casas em regiões desérticas.

Dá uma olhada no vídeo abaixo para entender como ele funciona:

Se o MOF for mesmo capaz de produzir uma grande quantidade de água, ele resolverá um dos maiores problemas da humanidade, que é a escassez de água em determinadas regiões. Estamos torcendo!







ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1411052 | Usuários Online: 23

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!