Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

TOCA TUDO

    Brasil

Roberto Laborda é o 1º maestro brasileiro premiado em Viena, capital mundial da música

Publicada em 27/05/23 as 08:36h por Só Notícia Boa - Renata Giraldi - 53 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: arquivo pessoal)

O maestro Roberto Laborda, de 42 anos, é o primeiro brasileiro a receber um prêmio na capital mundial da música clássica, Viena, na Áustria, a terra de Mozart. Ele ganhou o 1º lugar do Prêmio do Concurso de Composições da Academia de Música de Viena. Uma conquista rara. Que orgulho!

A premiação será, neste sábado (27), no Palace Ehrbar, na capital austríaca, mesmo local em que ícones clássicos como Brahms, Mahler e Rubstein se apresentaram. No mundo da música clássica o prêmio equivale ao Grammy.

“Será uma grande honra para mim, já que é a primeira vez que um maestro e compositor brasileiro recebe um prêmio na capital mundial da música, Viena. Gostaria de dedicar essa conquista a todos vocês”, comemorou o maestro em entrevista ao Só Notícia Boa.

Fortes emoções

Roberto Laborda escolheu a sinfonia “Romance de Riga” para o grande momento. A obra dele mostra o diálogo entre o violino e o violoncelo, revelando a batalha travada pelo compositor Antonín Dvorak na busca por consumar o amor impossível por uma a mulher comprometida.

A peça escolhida pelo maestro já foi premiada anteriormente com o Dvorák, da República Tcheca.

De família de músicos clássicos, Roberto Laborda está há duas décadas na Europa, mas jamais esqueceu da Bahia, onde nasceu e da importância de representar o Brasil neste universo.

Com atuação em diversos países, Roberto Laborda também é autor de outra composição com destaque internacional “Senzalas Brasileiras”, que mescla o erudito com ritmos brasileiros.

História do maestro brasileiro

Aos 6 anos, Roberto Laborda começou a tocar piano, espontaneamente. De lá para cá, jamais parou. Compositor, músico e regente seguiu para a Europa onde se consolidou entre os mais respeitados do mundo.

Considerado um dos artistas brasileiros de maior projeção internacional, o maestro é diretor da Orquestra Metropolitana de Barcelona (Espanha). As apresentações são espetaculares.

Apresentação no Brasil

Há três anos, o maestro brasileiro lotou o Theatro Municipal de São Paulo com o concerto Senzalas Brasileiras.

Nele, foi apresentado um programa com composições homônimas e fragmentos da ópera Irmã Dulce, homenagem à primeira santa brasileira.

Foi a primeira apresentação das obras, compostas para diferentes formações instrumentais, com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (OSM).

O maestro Brasileiro Roberto Laborda tem 42 anos e nasceu na Bahia - Foto: arquivo pessoal

O maestro Brasileiro Roberto Laborda tem 42 anos e nasceu na Bahia – Foto: arquivo pessoal

O maestro receberá o prêmio na capital mundial da música clássica, a Áustria, terra de Mozart - Foto: arquivo pessoal

O maestro receberá o prêmio na capital mundial da música clássica, a Áustria, terra de Mozart – Foto: arquivo pessoal

Espalhe notícia boa!





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1403654 | Usuários Online: 34

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!