Plantar árvores pode ser o caminho para salvar o planeta, já que estamos falando de um ser vivo que ajuda o planeta a funcionar muito melhor.
As árvores trazem inúmeros benefícios para a saúde de todos, desde seres humanos e animais até o planeta como um todo.
Entre os maiores benefícios das árvores, podemos destacar o fato de que elas são capazes de absorver o gás carbônico (CO2) e liberar oxigênio.
Portanto, quanto mais árvores forem plantadas, mais CO2 será absorvido, evitando que o efeito estufa seja agravado ainda mais.
E não para por aí, as árvores ainda são responsáveis por melhorar a qualidade e umidade do ar, evitando ou amenizando problemas respiratórios comuns nos dias de hoje devido ao excesso de poluição no ar.
Nas cidades, as árvores também têm relação com a absorção de ruídos e barulhos na cidade, tornando o dia a dia na “floresta de pedra” mais ameno e tranquilo.
Por fim, claro, não poderíamos falar da importância do plantio de árvores sem citar sua beleza.
As árvores são seres vivos belos e majestosos, que embelezam qualquer ambiente, desde florestas até as próprias cidades.
Portanto, plantar árvores, além de melhorar a qualidade de vida e ajudar a salvar o planeta, ajuda a deixar o ambiente mais belo e natural.
A cidade de ARACATI situada no LITORAL LESTE do estado do Ceará desde o dia 05 de Junho de 2019, em um dos tantos dias do Meio Ambiente começou através da CASA DE CULTURA que é mantida pelo casal Álvaro Freire e Kátia Freire com um apoio sempre especial do filho do casal Andrei Freire que é Vereador da cidade um trabalho belíssimo e muito necessário, eles trocam mudas de plantas medicinais, ornamentais e árvores frutíferas por garrafas pets, as quais, boa parte são utilizadas para a produção de novas mudas e o excedente é encaminhado a Associação de Catadores de Resíduos Sólidos que fica na comunidade do PEDREGAL, bairro na parte alta da cidade de Aracati, a margem esquerda do Rio Jaguaribe.
Importante ressaltar que todas estas mudas são produzidas na casa do casal kátia e Álvaro idealizadores do projeto, já foram nestes 04 anos entregues uma estimativa de 10 mil mudas, na última semana foi desenvolvida uma ação junto a Escola Profissional Elsa Maria Porto Costa Lima, uma escola da Rede Estadual de ensino onde ali foram trocadas cerca de 500 plantas, um espetáculo, mais 500 plantas produzindo oxigênio e menos milhares de garrafas poluindo o meio ambiente.
Em diálogo com a senhora Kátia Freire ela falava da importância de conscientizar as pessoas para a coleta seletiva, de retirar o plástico da natureza promovendo o círculo completo da reciclagem além do incentivo as pessoas para plantarem as plantas nativas da região.
Aqui convém citar algumas das plantas medicinais, ornamentais ou frutíferas que são entregues dentro dessa ação: azeitona roxa, babosa, boldo, cacto bola, cacto palmatória, cacto sininho, cajueiro anão precoce, malva, onze-horas, palmeira havaí, pimenteira, senécio, sapoti, corama, kalanchoe, limão doce, candelabro, aloé, cacto, urumbeba, lágrima de cristo, açucena do brejo, agave, cariru, trombeta-do-mar, aranto, callísia e moringa.
Aqueles amigos do Meio Ambiente que desejarem conhecer mais o projeto, sejam para buscar mudas ou para auxiliar em todo o processo de produção e distribuição deixo aqui o contato, creio que um mais um é sempre mais que dois.
CELULAR: 88 9 96307777
Que esta linda ação continue florescendo e venha a frutificar ainda mais para que tenhamos um mundo melhor para todos, em especial, para nossas crianças que precisam viver respirando um ar que seja benéfico a saúde de todos.
VAMOS PLANTAR!
VAMOS FLORESCER e FRUTIFICAR O PLANETA!
Parabéns aos que ao longo desses anos vem tocando adiante esta linda ação.