Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

RADIO SERENIDADE

    Brasil

NAS ASAS DO SONHO A LIBERDADE DE SEGUIR!

DESTINO USHUAIA - PARTIU!

Publicada em 21/08/23 as 17:42h por Francisco Sena Garcia - 107 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Carlos Oton )

Que Aracati no Ceará é cidade de filhos ilustres de grandes nomes já é sabido de todos, a capital do nosso estado, Fortaleza, tem mais de 100 nomes de ruas de filhos aracatienses, quem não conhece a bravura do famoso jangadeiro Francisco José do Nascimento, o conhecido Dragão do Mar, que um dia se insurgiu aos 40 anos liderando a última de quatro greves que os trabalhadores do porto realizaram em 1881. O movimento se recusava a transportar negros escravizados que seriam levados para outras províncias, em tempos recentes foi até samba-enredo, todos recordam do verso histórico “é o Dragão do Mar do Aracati”.

Usamos da lembrança de DRAGÃO DO MAR para narrar uma outra jornada que não tem a mesma dimensão histórica, os personagens não terão seus nomes em ruas, tampouco devem ser versos de sambas-enredos, todavia possui uma espécie de braveza típica de muitos nascidos nessa Terra dos Bons Ventos e é digno de ser registrado dentro da lógica de que é muito bonito os que perseguem seus sonhos e os fazem virar realidade.

Narramos a aventura dos  aracatienses Carlos Oton e Adriano Bandeira,  apaixonados por motos, dois seres humanos que desde cedo se encantaram com o ronco dos motores e o ar batendo em seus rostos como se fosse um sopro de vida para seguirem em busca de seus sonhos. E seguem...

E assim, ousaram sair da Terra dos Bons Ventos, litoral leste do Ceará, nordeste do nosso lindo Brasil para viajarem de moto um percurso de 23.500 KM rodado até Ushuaia que fica na Patagônia argentina, como bem disse um irmão motociclista português que encontraram no caminho: “Patagônia é Pagatônia, nunca sabemos como vai estar seu humor”.

Quem é motociclista sabe que uma das rotas mais desejadas para se aventurar em cima de duas rodas é Ushuaia, conhecida como a Terra do Fogo, a Terra do fim do mundo, com estes dois aventureiros não seria diferente, após a primeira viagem que fizeram juntos pelo nordeste do Brasil na companhia de mais um amigo  foram de Natal a Salvador pelo litoral, ao retornar a Terras dos Bons ventos eles colocaram em seus corações o desejo de chegar um dia até Ushuaia, no extremo sul da Argentina.

E assim seguiram, durante a viagem, foram encontrando outros irmãos motociclistas pelo caminho e nessa verdadeira fraternidade seguiram em busca do sonho e da chama sagrada da aventura que ficou para a história, seja nas muitas imagens e vídeos ou mais ainda nos escritos da memória que serão eternas lembranças..

Na cidade de Comodoro Rivardare conheceram mais três irmãos motociclistas, um brasileiro que morava na Franca, um do Rio Grande do Sul e outro de Santa Cataria, seguiram viagem juntos.

Em uma viagem como essa é impossível não enfrentar perrengues, dentre eles a passagem pela cidade de Pedra de Águila, onde o dinheiro já estava acabando, tinham reais, mas ali não se recebia. Ou quando um dos pneus da moto de Carlos Oton fiicou sem possibilidade de uso e teve que fazer toda uma engenharia para que saísse do Brasil os recursos para compra do mesmo em cidade vizinha, já que pela INTERNET demoraria quatro dias para chegar e o tempo nessas viagens é muito precioso.

A viagem possibilitou conhecer lugares como Buenos Aires, Bariloche, Puerto Madre, conhecido pelas baleias, leões marinhos e pinguins, uma bióloga que ali conheceram os levaram para o local onde ficavam os leões marinhos.

Ao passar pelo estado do Tocantins conheceram o Rio Azuis, um curso de água localizado no município de Aurora.Com uma extensão de apenas 147 metros, o rio Azuis é considerado como o menor rio do Brasil e da América Latina e o terceiro menor rio do mundo, segundo o Guinness Book.[2] O rio está situado às margens da rodovia TO-050 bem próximo ao limite intermunicipal entre Aurora do Tocantins e Taquatinga. O rio Azuis possui uma vazão de aproximadamente 11.000 litros de água por segundo, com águas transparentes com pedras em seu leito de cor azul-esverdeado. É devido à transparência de suas águas que o rio passou a receber o nome de rio Azuis. O rio possui em suas margens alguns pousadas e restaurantes que servem aos visitantes comida regionalista do Tocantins. A partir da rodovia TO-050, há uma pequena rua pavimentada que segue até a nascente do rio.

Um dos momentos mais marcantes e emocionantes da viagem foi quando chegaram em USHUAI e homenagearam dois amigos motociclistas Ailton e Emília, ele faleceu na estrada vivendo uma das suas muitas aventuras como motociclista.

E assim sintetizamos esta aventura a Terra do Fim do Mundo já na expectativa da próxima que certamente virá pois irmãos que vivem sobre duas rodas e se alimentam de sonhos não conseguem ficar parados por muito tempo.

 






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1449459 | Usuários Online: 25

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!