Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

TOCA TUDO

    Brasil

Vacina da UFMG contra dependência de cocaína e crack vence o Prêmio Euro Inovação em Saúde

Publicada em 04/11/23 as 08:37h por Razões para Acreditar - Daniel Froes - 50 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: arquivo pessoal)

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foram premiados pelo desenvolvimento da Calixcoca, uma vacina para combater a dependência da cocaína e do crack.A cerimônia da 2ª edição do Prêmio Euro Inovação em Saúde aconteceu na noite da última quarta-feira (18). A equipe da UFMG recebeu um prêmio de 500 mil euros (cerca de R$ 2,6 milhões).

A premiação foi promovida pela farmacêutica Eurofarma, presente em mais de 20 países. E adivinha? A Calixoca foi a mais votada por médicos de 17 países – superou outras 11 iniciativas inovadoras na área de saúde produzidas na América Latina.

Funcionamento da vacina

A vacina Calixcoca é projetada para estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos que neutralizam a cocaína no sangue, impedindo a droga de atingir o cérebro.

Testes preliminares mostraram sua eficácia tanto no tratamento da dependência quanto na proteção contra consequências da exposição à droga durante a gravidez.

“Sabemos como é difícil ter uma pessoa dependente em casa, como é sofrido para um acometido pela dependência ter que lidar com a ambivalência de usar ou não droga e como é ainda mais difícil para uma gestante dependente proteger seu feto e lidar com a dor da abstinência. Temos a missão de cuidar dessas questões”, explicou o professor Frederico Garcia, do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFMG.

A vacina oferece uma perspectiva animadora. Porém, Garcia pondera que a Calixcoca não é uma solução universal. Ele enfatiza a necessidade de avaliar sua eficácia de forma precisa em cada situação específica.






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1428405 | Usuários Online: 10

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!