Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

TOCA TUDO

    Brasil

Governo anuncia perdão de até 100% dos juros de dívidas do Fies; Como conseguir

Publicada em 04/11/23 as 08:46h por Só Notícia Boa - Renata Giraldi - 20 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: arcello Casal Jr / Agência Brasil)

Notícia boa para estudantes. O governo anunciou o perdão das dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com até 100% de desconto nos juros. Isso mesmo! Vale a partir deste mês e deve beneficiar 1,2 milhão de brasileiros com contratos inadimplentes, num total de R$ 54 bilhões.

O perdão alivia a situação dos estudantes com contratos do Fies, feitos até o fim de 2017 e com débitos vencidos e não pagos em 30/06/2023. Quem não se enquadrar neste período também poderá renegociar as dívidas com descontos.

“Ô, cara, se você está devendo, não se desespere […] “O importante é que você volte a estudar” […] “Não tenha vergonha [da sua dívida]”, disse o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva ao sancionar a lei, na presença do ministro da Educação, Camilo Santana.

Como fazer

Todos, se quiserem renegociar, terão descontos em juros e multas.

Para renegociar a dívida, segundo o presidente da República, o estudante que se formou ou que está estudando deve:

  • Buscar informações do passo a passo no site do Fies
  • Procurar a Caixa

Lula disse que o governo federal quer facilitar a vida dos universitários.

Fies menos burocrático

O presidente e o ministro gravaram um vídeo em que informam sobre o perdão da dívida e como fazer para resolver o problema [ver abaixo].

No vídeo publicado por Lula na rede social X (ex-Twitter), os dois conversam sobre mudanças que pretendem fazer no sistema do Fies para que fique menos burocrático e volte a ter um caráter social de antes.

“Estamos discutindo como fazer uma mudança para o um novo Fies, um Fies mais social, [porque] transformaram o Fies num programa econômico”, disse o ministro.

Em seguida, Camilo acrescentou que: “Na realidade, tem que ser um programa social, de dar oportunidade aos jovens terem acesso à universidade”.

O que é o Fies

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001.

Por meio do fundo, é financiado um sistema de pagamento para os estudantes em cursos superiores em instituições privadas.

Os descontos variam a cada caso, considerando a nota o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, e os critérios definidos pela instituição.

Mais informações aqui.

Lula e Camilo Santana explicam sobre o perdão das dívidas do Fies:







ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1403602 | Usuários Online: 3

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!