Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

RADIO SERENIDADE

    Brasil

Aldízio Mendes, um alegria que se faz no \"Amar e Servir\"!

2023 um ano de conquistas para esse ser determinado.

Publicada em 31/12/23 as 09:40h por Francisco Sena Garcia - 124 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Arquivo Pessoal )


Um outro ano finalizando e em nós que somos a Rádio do Bem a missão de prestar nossas homenagens aos que no decorrer do ano promoveram, criaram, inovaram, de alguma forma buscaram fazer algo bom, diferente, necessário.

Um dos nossos escolhidos para “personalidades do ano” da Rádio do Bem é nosso querido Francisco Aldizio Mendes da Silva, mas conhecido por Nando ou Nano.

Muito provável que muitos que passam por aqui e leem nossas matérias não o conheçam, e está tudo certo, alguns possuem mesmo o dom de serem maravilhosos mesmo no anonimato, não seriam estes os mais necessários?

Nosso homenageado é filho e neto  de agricultores, diz ele ser um dos grandes orgulhos pois carregam em sua história a memória de homens e mulheres que venceram na vida com a força do trabalho firme e forte no  por serem pessoas que trabalham firme e forte no cultivo da terra. Desse casal de agricultores nasce o filho de Dona Aparecida e Seu Aldízio em 29 de Junho de 1985.Uma família bem grande, ao todo nove irmãos, alguns apenas paternos.

Ainda jovenzinho começou seus trabalhos voluntários na pastoral da criança, anos depois já estava dando aulas de catequese para criança e adolescentes no Bairro da Cacimba do Povo, onde habita até hoje.

Inquieto e sempre buscando criar, no ano de  2007 criou o Grupo Junino Filhos Nordestinos, grupo este que ficou no cenário até 2010, durante este período em 2009 idealizou um grupo de Pagode chamado PAGOART, depois foi passado para outra pessoa.

Toda história tem um divisor de águas, a dele também tivera, em 2010 a história começa a mudar, o coordenador de Quadrilha Junina e pagodeiro, recebe de DEUS uma grande missão, a de cuidar da sua bisavó, D.Edite. Quatro anos após sua avó é levada aos braços do Pai, contudo aqueles anos diante daquela pessoa idosa e necessitada de cuidados havia mudado por completo a sua vida e havia deixado neles marcas e propósitos que tinham de ganhar vida, e assim se deu.

Em seu coração ardia a ideia de criar um projeto voltado para as pessoas idosas, todavia faltava a coragem necessária para dar os primeiros passos.

Fez o que era mais correto, começou por estudar, uma boa prática é fundamentada na melhor teoria, ou seria o inverso? Uma boa teoria que precisa de uma excelente prática? Ele buscou os dois.

No ano de 2015 começou o Curso de graduação em serviço social/Bacharelado na Faculdade do Vale do Jaguaribe, hoje UNIJAGUARIBE.

Em 13 de dezembro de 2018, festa de Santa Luzia, conferiu  o título de Bacharel em Serviço Social, nosso homenageado hoje já tem duas pós-graduações, a primeira em Serviço Social e saúde coletiva e a segunda em Gerontologia (É o estudo do envelhecimento nos aspectos biológicos, psicológicos, sociais e outros).

Quando estava no período de faculdade começaram os estágios , naquela oportunidade ele teve  o privilégio de estagiar no Projeto de Extensão com Idosos Acamados da comunidade do Pedregal - Aracati-CE. O Projeto se chamava: IDOSOS ACAMADOS UM CARINHO DE VERDADE.

Nessas experiências só aumentou o desejo de criar o seu próprio projeto social para esse público, os períodos de estágio o ajudaram a escolher o tema para sua monografia de conclusão do curso em Serviço Social que fora O ENVELHECIMENTO E OS DESAFIOS DE CONVIVER COM O ABANDONO INTRAFAMILIAR NO MUNICÍPIO DE ARACATI-CE, muito provável que o enorme amor que tem pelo tema lhe deu a nota máxima em sua apresentação.

Curso Superior concluído, projeto rabiscado mil vezes na mente e agora também já em papel, faltava ainda a coragem citada anteriormente, daí surgiu um desses anjos que passam por perto de nós, Aline Santiago da comunidade de Morrinhos que lhe deu a coragem que faltava.

Algumas dificuldades nem se sabe de onde vem, só que chegam, e chegou para o mundo todo nesse período uma das maiores pandemias da história, a COVID-19, outra vez um sonho tinha de ser adormecido, paralisado, congelado para um dia nascer mais forte e bonito.

Apenas nesse ano, 27 de Janeiro de 2023 o tão sonhado, estado, aguardado, esperado projeto foi executado dentro da comunidade de Morrinhos. Dias antes do seu início foram feitas visitas domiciliares convidando os idosos da comunidade para que se sentissem tocados a participar.

Em Abril já foi dado início os mesmos trabalhos  na comunidade de Tanque Salgado II.

O Projeto Social ganhou de batismo um nome lindo “Projeto Social "Amar e Servir", o público alvo são idosos de ambos os sexos com idade igual ou superior a 60 anos, tem como principal objetivo resgatar a valorização do papel social da pessoa idosa dentro da comunidade, por meio de seus saberes e experiências, possibilitando a melhoria na qualidade de vida.

Hoje conta com um grupo de nove voluntários, seres humanos incríveis que tiram um tempo para se dedicar com amor e carinho ao projeto, aqui nosso registro de gratidão a cada um deles: Aline Santiago, Aline Martins, Vitória Alessandra, Ana Paula Mendes, Leleda Albuquerque, Gilson Nunes, Manu Lima , Carmoneuza Valente e Kayque lima.

Nesse ano de 2023 Audízio Nando é convidado a  participar de uma capacitação realizada pela Pastoral do Idoso da  Paróquia de Nossa Senhora Rosário, assim ficando mais próximo dessa Pastoral e das atividades por ela realizadas.

Em um ano mágico para este amigo querido, ainda faltava algo que deixaria o ano mais completo.

2023 foi ano de eleição para a nova composição do CONSELHO TUTELAR, ele era costumeiramente citado pelas pessoas, como um possível candidato, a ideia não parecia muito próxima dele, seu público avo até então eram idosos, daí em seus pensamentos ele lembrou que CRIANÇAS FELIZES e respeitada em seus direitos seriam idosos também felizes, isso o impulsionou para a candidatura, fez todas as etapas necessárias: Inscrição, Prova e depois a Campanha, essa foi a parte mais bonita e digna de orgulho, as eleições para conselheiro tutelar costumam ser muito disputadas, os políticos com mandatos eletivos, a gestão com as secretarias mais diversas, quase sempre tem candidatos por estes “abençoados”.

Ele tinha a família, os amigos e um trabalho.

Em nenhuma lista de prováveis eleitos ele se fazia presente, ainda assim como a formiguinha que trabalha no verão sem cansar, para no período difícil do inverno ter seu sustento, ele trabalhava, acostumado com grandes ações que nasceram pequenas ele sabia que havia uma eleição para disputar e seguia como ele sempre dizia ao ser perguntado como estava a campanha, “Firme e Forte”, essa eram sempre suas palavras.

Dia de 01 de Outubro de 2023 a eleição começou as 8h e foi até 17h, momento em que seus amigos mais próximos e alguns familiares chegaram a sua casa para acompanhar os resultados da apuração que acontecia na Câmara Municipal de Aracati, ali uma amiga passava as informações, antes do resultado uma grande alegria, a sua votação na urna de Morrinhos foi algo incrível, 183 votos, em uma eleição não obrigatória como é a do Conselho Tutelar, uma votação extraordinária, um sinal de que o trabalho do Projeto Social Amar e Servir é significativo para a comunidade.

Após a conclusão da apuração ele estava eleito com 909 votos, pessoas que confiaram a ele a missão de ser um dos conselheiros tutelares do município de Aracati e mais ainda renovaram nele a importância de trabalhar sempre em prol dos que precisam.

Parabéns Francisco Aldízio Mendes, Nando, Nano, filho da Aparecida e Aldízio, neto de D. Zilmar, bisneto de D. Edite, o filho amado de DEUS e o grande irmão de todos que precisam de ajuda, sejam idosos com mais de sessenta anos e agora as crianças que são durante os próximos anos também partes importantes dos seus muitos trabalhos.







ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

2 comentários


Aline da Silva Martins

31/12/2023 - 10:31:10

É tão bom ver q o projeto amar e servir estar sendo divulgado nos programas e é tao bom fazer parte de algo tao lindo parabéns para cada um que faz parte


ALINE LIMA SANTIAGO

31/12/2023 - 10:22:14

Que orgulho fazer parte desse projeto tão incrível, ao lado de pessoas com o coração tão grande. Aldizio faz parte daquele seres humanos que são enviadas pra serem luz na vida de outras. Deus te abençoe sempre meu amigo pelo bem que você proporciona ❤️


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1413710 | Usuários Online: 59

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!