A educação para ajudar e transformar. Um grupo de estudantes do Distrito Federal encontrou uma solução acessível para ajudar na mobilidade de cadeirantes: eles desenvolveram uma cadeira de rodas motorizada, portátil e de baixo custo.
Ela é avaliada em 3,8 mil reais, bem mais barata do que as de mercado, que custam algo em torno de 20 mil reais. A cadeira motorizada brasiliense suporta pessoas de até 120 kg e pode atingir uma velocidade de até 40 km/h, mas com a adaptação de um limite de velocidade, ela chega a 15 km/h.
Os jovens utilizaram materiais como o motor de um skate elétrico, pneus de bicicleta off-road, uma cadeira de rodas convencional doada, um joystick de Nintendo e uma placa de comando de hoverboard para montar a cadeira de baixo custo.
A ideia da cadeira de rodas motorizada de baixo custo
A cadeira fazia parte do projeto de conclusão do Curso Técnico em Eletrônica da Escola Técnica de Brasília.
A ideia surgiu da necessidade de um amigo dos estudantes, que desejava ter uma cadeira de rodas motorizada, mas achava o preço e a logística de transporte muito inacessíveis.
A partir daí, Pedro Carneiro, Laio Eduardo, Guilherme Barros, Antônio José e Johnatan Soares se uniram para criar um protótipo de cadeira automatizada.
Bateria leve que dura
“O Johnatan já trabalhava com motores elétricos. Então, juntamos o útil ao agradável e criamos o nosso próprio protótipo. Chamamos de cadeira automatizada”, conta Laio.
A bateria, feita pelos próprios estudantes, é leve e dura até 24 horas.
Ela é feita com lítio, material mais leve em relação ao cobre usado nas versões tradicionais.
Conquistou 1º lugar
O projeto foi aprovado no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e também conquistou o primeiro lugar na feira ETBmix de Tecnologia, Ciência e Arte.
Agora, o próximo passo dos estudantes é tornar a cadeira motorizada ainda mais adaptável.
Eles planejam desenvolver um kit para motorizar qualquer cadeira de rodas, levando em consideração as diferentes estruturas de assento sobre rodas existentes.
Em busca de investidores
Esse produto inovador tem potencial para transformar a vida de muitas pessoas com mobilidade reduzida, proporcionando independência e acessibilidade.
Os alunos estão em busca de investidores para tornar esse projeto uma realidade para todo o Brasil, uma iniciativa para mudar vidas.
Mande esta reportagem para aquele empresário que você conhece, quem sabe ele pode ajudar?
Uma cadeira de rodas motorizada comum pode chegar a R$ 20 mil, já o modelo dos estudantes, de baixo custo, val5 R$ 3,8 mil. – Foto: Arquivo Pessoal
Com informações do Metrópoles.