Segundo uma pesquisa científica, se você quer controlar o colesterol e combater a artrite, a alfafa é uma ótima planta para colocar na dieta. Rica em nutrientes e minerais, ela é usada para tratar várias condições!
As saponinas, compostos orgânicos da herbácea, são conhecidas por reduzir a absorção do colesterol. Segundo pesquisadores, esses componentes formam ligações insolúveis com o LDL, inibindo a ação do mesmo no intestino.
Além disso, a erva também é muito usada em remédios para combater as dores nas articulações, devido seu alto poder anti-inflamatório. As informações foram compiladas pelo site de notícias El Tiempo.
Colesterol e artrite
Conhecida científica como Medicago sativa, a alfafa tem compostos como flavonóides, fitoestrógenos, ácidos fenólicos e saponinas.
Um estudo da Universidade Ain Shams, no Egito, indicou que as saponinas são importantes para controlar o colesterol.
São elas as responsáveis por ligarem o colesterol aos ácidos biliares, aumentando a união das fibras.
“As saponinas podem aumentar a excreção de triglicerídeos através das fezes para reduzir os níveis de colesterol no sangue”, disseram os pesquisadores.
Já segundo o Verywell Health, um site especializado em saúde, um dos ingredientes mais utilizados em medicamentos contra a artrite é a alfafa.
As partes aéreas da alfafa tem substâncias com grandes propriedades anti-inflamatórias. Elas, por sua vez, atuam sobre o sistema imune, inibindo a reação frente a diversas inflamações.
Ajuda na coagulação
Por outro lado, a planta também pode contribuir para a coagulação eficaz do sangue.
De acordo com o WEBMD, uma única porção de alfafa é capaz de fornecer 13% da quantidade diária recomendada de vitamina K.
“A vitamina K, junto com a clorofila e o ferro, também promove a produção de sangue, o que pode ajudar pessoas com anemia. No entanto, se você toma o medicamento anticoagulante Coumadin, é aconselhável limitar seu consumo, pois a vitamina K pode diminuir sua eficácia”, recomendaram os especialistas do portal de saúde.
Infusão de alfafa
O blog “The Right Tea”, especialista em chás, compartilhou maneiras de preparar uma infusão da planta.
Com folhas secas:
Use uma colher de chá de folhas secas de alfafa por xícara de água fervente. Em seguida, deixe descansar de 10 a 15 minutos. Coe e beba.
Sementes:
Coloque uma colher de chá de semente trituradas para cada 4 xícaras de água. Ferva por 30 minutos e, depois, coe e beba.
Lembre-se, é sempre importante consultar um profissional de saúde antes de adicionar novos ingredientes à dieta.
A planta não é indicada para grávidas, pessoas que tomam anticoagulantes, as que têm transtorno autoimune ou o sistema imunológico comprometido.
A planta pode ser consumida por chás, saladas ou sopas. Foto: Kroeger/Gross/Getty Images.