De uma escola rural no Brasil para Sorbonne, em Paris, uma das universidades mais importantes do mundo.
O sonho e a superação de Paola Campos, de 27 anos, começaram em Japeri, na região metropolitana do Rio de Janeiro, com muita persistência, foco nos estudos e estímulo da família.
Moradora da localidade de Rio D'ouro, na divisa com Nova Iguaçu, ela é filha de uma professora e um funcionário público.
Paola iniciou os estudos na Escola Municipal Santo Antônio. Aos 10 anos ela ia de transporte público estudar em outro município. Saía às 6h de casa e só voltava às 18h.
Com grande esforço dos meus pais, fui estudar em uma escola particular em Queimados.
"Sempre quis ser diplomata, pois me interessava muito por história, geografia e idiomas", contou Paola ao Extra.
Com o fim do ensino médio, ela passou para a faculdade de Relações Internacionais, mas a mensalidade era muito alta para a família pagar. Sensibilizado, o diretor deu uma bolsa para a aluna.
Para pagar faculdade e curso de francês - ela estudou também inglês e espanhol - Paola trabalhou como vendedora. No 3º período da faculdade, foi aprovada para estagiar numa multinacional francesa, onde foi contratada.
A brasileira passou um ano em Londres, onde representou o Brasil entre alunos de 14 países após ganhar um concurso.
Formada e pós-graduada, Paola, então, tentou um novo projeto: estudar na França. Sua candidatura foi aceita justamente na Sorbonne.
Paola chegou a Paris com francês básico, encarou o rigoroso inverno da região e venceu.
Hoje, com mestrado concluído na universidade Sorbonne, ela trabalha numa multinacional na capital francesa e é mais um exemplo de superação.
Com informações do Extra