O aniversário de 15 anos era um sonho distante para 12 adolescentes em vulnerabilidade social de Caxias do Sul (RS). E, graças a um projeto de estudantes do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), o sonho virou realidade.
O projeto 15 Primaveras deu a essas meninas a oportunidade de celebrar seus 15 anos, numa noite mágica, com direito a tudo o que um baile de debutante tem: festa em um salão nobre da cidade, jantar, bolo, docinhos, salgadinhos, vestido, cabelo e maquiagem, DJ, book fotográfico e até joias para que os pais pudessem presentear as filhas.
A iniciativa partiu de 10 estudantes do curso de Relações Públicas. O projeto faz parte de uma disciplina ministrada pela professora Adriana Miorelli Carniel, sobre produção e organização de eventos. Os estudantes sugeriram à professora alinhar a teoria à prática. Para viabilizar a festa, realizada no último sábado (11), a turma firmou parcerias com 50 empresas.
"Meus pais me chamaram e disseram que não conseguiriam pagar a festa porque lá em casa tinham outras prioridades, outras contas. Nós quase não acreditamos quando veio o convite", disse a adolescente Amanda de Oliveira da Luz ao portal Pioneiro.
As meninas foram selecionadas com o apoio de instituições comunitárias, levando em conta suas condições financeiras, mas também as notas escolares, a frequência nas aulas e a participação dos pais - no grupo selecionado, havia uma menina cadeirante e outra com necessidades especiais.
Parabéns aos estudantes, à professora e às empresas parceiras. Vocês deram a essas adolescentes uma razão para elas não desistirem dos seus sonhos! Poucas coisas são tão gratificantes quanto realizar o sonho de alguém, acreditem!