REMINISCÊNCIAS, sim! SAUDADES...também
Hoje (09/12/2017) é um dia histórico para a Educação no município de Aracati, marcado pelo reencontro, após 50 anos, da turma de professoras diplomadas pela Escola Normal e Ginásio São José, em 08/12/1967, respaldadas no lema "CONFIANÇA NO FUTURO".
Sua trajetória estudantil teve início em 1954, na Escola Profissional Waldemar Falcão para algumas, no Patronato São José para outras e, ainda, para aquelas cujos primeiros passos rumo à realização do sonho magisterial ocorreram na Escola Normal e Ginásio São José, atualmente, denominada Instituto São José.
Relembremos um pouco acerca da fundação dessas importantíssimas instituições educacionais:
Escola Profissional Waldemar Falcão - fundada, em 14/07/1947, por iniciativa de Antônio Felismino Filho, que na condição de Vice-Presidente da Sociedade de São Vicente de Paulo, em 16/08/1901 propôs a vinda de padres salesianos e de uma imagem de Nossa Senhora Auxiliadora.
Alguns anos depois, a senhora Anita Porto Costa pensou em fundar uma escola profissionalizante, visando proporcionar às jovens aracatienses meios de sobrevivência.
Para tanto, contou com a generosidade do então deputado federal Waldemar Falcão que lhe cedeu um imóvel situado à rua Cel. Alexanzito e com a abnegação das freiras filhas de Maria Auxiliadora (irmãs salesianas).
Em 1949, deu-se início à construção do prédio que veio a ser inaugurado, em 1953 e, atualmente, denomina-se Instituto Waldemar Falcão.
Escola Normal e Ginásio José - fundada em 1931, por iniciativa de Dr. Eduardo Alves Dias e do bispo Dom Manuel da Silva Gomes. Sendo as primeiras educadoras filiadas à Congregação de Santa Úrsula (irmãs ursulinas).
Em 1932, a escola passou a ser administrada pelas filhas de São Vicente de Paulo (irmãs de caridade), as quais sentindo a carência de educação gratuita em Aracati fundaram dois anexos: Patronato São José - destinado à educação de meninas e Externato São Vicente de Paulo voltado à educação dos meninos. Ambos atendiam, integralmente, às quatro primeiras séries primárias. Hoje, denominadas ensino fundamental I.
Estudos concluídos, as professorandas tiveram sua diplomação abrilhantada pela presença de seus pais, familiares, amigos e autoridades municipais. Entre elas a de Dom José Freire Falcão (patrono) e Rosália da Costa Nepomuceno (paraninfa).
As homenagens foram assim intituladas:
Homenagem Especial - nossos pais e Irmã Cals (Diretora);
Homenagem Póstuma - Irmã Letícia Sucupira;
Homenagem de Gratidão - nossos professores e todos aqueles que, honestamente contribuíram para a nossa formação profissional.
Professaram, em juramento: Prometo cumprir os deveres de professora, visando sempre aos altos desejos de Deus e da Pátria.
A missa de ação de graças foi presidida pelo vigário da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário padre João Cornélio Hennekan e a cerimônia de diplomação, pela primeira vez na história da Escola Normal e Ginásio São José, realizou-se na Capela da Medalha Milagrosa.
Expressando os sentimentos da turma, a concludente Áurea Maria Nogueira de Castro proferiu o discurso de encerramento daquele ciclo da história de uma turma que adotou o slogan "CONFIANÇA NO FUTURO, EIS O NOSSO LEMA".
Diplomaram-se em 08/12/1967:
Ana Maria Nogueira de Castro
Áurea Maria Nogueira de Castro
Francisca Decira de Souza
Isabel Simões Correia
Maria Angélica Alves Dias
Maria Antoniêta da Silva
Maria Célia Fernandes Porto
Maria Jacinta de Queiroz e Silva
Maria Jocília Batista Monteiro
Maria Lélia Silva
Maria Lueli Silva
Maria Natalia da Silva
Maria Vilma Menezes
Maria Zeneide Ferreira
Marina Oliveira dos Santos
Noeme Oliveira Silva
Rita Maria Costa Lima Porto
Sônia Maria Rocha Lima
Zilmar Gregório do Nascimento
No decurso de cinco décadas, nossa turma foi surpreendida por duas inestimáveis perdas: Noeme e Zeneide que, atendendo ao chamado do Supremo Deus, retornaram ao páramos celestes.
Visualizaremos, agora, ao som de "amigos para sempre" alguns momentos de nossa trajetória estudantil.
Maria Jocília Monteiro de Matos
Aracati, 09 de dezembro de 2017