Uma parte dura de se viver nas ruas é não ter onde tomar banho. Pois a Paróquia São José da Lagoa lançou neste sábado (30), na Lagoa, o projeto “Banho de Amor”, inspirado em programa criado pelo Papa Francisco em 2015. Quem for atendido pelos trailers será recepcionado com sanduíches, café e frutas e irá receber, além da chance de tomar com privacidade um banho de chuveiro, kit com shampoo, sabonete, toalha e chinelos.
São dois trailers, com a foto do Papa: um masculino e outro feminino. Eles atendem de forma privada e individualmente até 40 pessoas por dia. Terão como base a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, uma das parceiras do projeto. Mas a ideia é que percorram outros pontos da cidade onde há alta concentração de pessoas vivendo nas ruas.
Os trailers foram doados por uma frequentadora da paróquia: Andréia Mateus Moreira. Os objetivos do projeto são, por meio do banho, estimular a autoestima, promover a inclusão social e contribuir para a melhoria da qualidade de vida e da saúde das pessoas em situação de rua.
“Esse banheiro social parte de uma iniciativa do Papa Francisco pelo desenvolvimento sustentável, que está sendo reproduzida em algumas paróquias da arquidiocese do Rio de Janeiro. Ele vai ficar baseado na Catedral de São Sebastião, no Centro, pois ali temos um trabalho já consolidado com a população em situação de rua, tendo a participação dos braços sociais e pastorais da arquidiocese”, informou padre Omar, pároco igreja São José da Lagoa.