Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

RADIO SERENIDADE

    Mundo

Homem paraplégico volta a andar usando força do pensamento após implante

Publicada em 27/05/23 as 08:53h por Razoesparaacreditar - Daniel Froes - 33 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Revista Nature/CHUV/Gilles Weber)

Imagine a emoção de um homem paraplégico que voltou a andar com a força do pensamento! Essa conquista impressionante foi divulgada recentemente na revista Nature e representa um avanço significativo no campo da medicina.

Gert-Jam Oskam, um holandês de 40 anos, sofreu uma lesão cervical parcial após um acidente de bicicleta, deixando-o paraplégico

Inicialmente, Oskam não conseguia mover as pernas e enfrentava dificuldades para movimentar os braços e o tronco. Ele expressou sua esperança ao dizer: “Faz 12 anos que estou tentando me levantar de novo”.

Comunicação restabelecida

Grégoire Courtine, um dos coordenadores do estudo na Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, descreveu o método inovador como uma espécie de “ponte digital”, capaz de restabelecer a comunicação interrompida entre o cérebro e a medula espinhal.  

Essa abordagem revolucionária consiste em criar um sistema capaz de “ler” os impulsos cerebrais e transmiti-los para um implante na medula espinhal, utilizando sinais sem fio. Oskam foi o primeiro paciente submetido a esse método. 

BAIXO

Homem paraplégico volta a andar usando força do pensamento após implante 1
O desejo de Oskam de se mover é traduzido por um programa de computador. Foto: WIMAGINE

Ele já havia participado de testes anteriores com a equipe de Lausanne, em que um único implante estimulava eletricamente a região lombar da medula espinhal. Os resultados foram positivos, porém, o paciente ainda não havia recuperado completamente a naturalidade dos movimentos durante a caminhada.

A “ponte digital” permitiu contornar a área afetada pela lesão, fazendo com que os impulsos gerados pelos neurônios responsáveis pelo movimento alcançassem as regiões do corpo preservadas após o acidente.

Inteligência Artificial

Um aspecto fundamental desse avanço foi a utilização de um sistema de inteligência artificial capaz de decodificar os sinais cerebrais e transformá-los em comandos de movimento.

implante responsável pela captação dos sinais foi inserido diretamente no cérebro do paciente, por meio de pequenas perfurações no crânio.

“Ele agora é capaz de caminhar de maneira bastante natural utilizando o sistema, movendo o quadril e as articulações do joelho e tornozelo”, afirma Guillaume Charvet, da Universidade dos Alpes de Grenoble, na França, que trabalhou na coordenação do estudo.

Hoje, Oskam consegue percorrer distâncias de até 200 metros sem dificuldades e permanecer em pé por vários minutos consecutivos.

Incrível, não é mesmo? Viva a ciência!

Fonte: Metrópoles; Foto de capa: Revista Nature/CHUV/Gilles Weber






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1386976 | Usuários Online: 6

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!